[title]
O Pavilhão de Portugal, em Lisboa, vai reabrir ao público no dia 30 de Abril com um concerto gratuito de Milhanas, sob a pala icónica do edifício desenhado por Álvaro Siza para a Expo’98.
Este Concerto à Pala será o primeiro momento de uma nova programação regular de concertos gratuitos, com o objectivo de dar visibilidade a jovens talentos da música nacional num espaço emblemático da arquitectura portuguesa contemporânea, como indica a directora executiva do equipamento da Universidade de Lisboa, Rita Tomé Rocha.
A reabertura oficial acontece no dia seguinte, 1 de Maio, com a inauguração da exposição "Meu matalote e amigo Luís de Camões", que ocupará o renovado Centro de Exposições.
Entre as obras expostas contam-se esculturas de Simões de Almeida e Canto da Maya, pinturas de José Malhoa, Columbano, Veloso Salgado, Cristóvão de Morais, Lourdes Castro, Géricault e James Ward a partir de Ticiano, assim como obras de Domingos António de Sequeira, Luca Cambiaso e Abraham Bloemaert.
A fotografia contemporânea está também representada com nomes como Candida Höfer, Thomas Ruff, Jorge Molder, Hiroshi Sugimoto e Luís Pavão. As peças são cedidas por várias instituições, incluindo o Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Academia das Ciências de Lisboa e Colecção de Fotografia Novobanco.
Ainda em Maio, no dia 22, data que assinala o aniversário da abertura da Expo’98, será inaugurada a nova Sala de Estudo aberta 24 horas por dia, acessível a todos os estudantes da cidade, bem como a Biblioteca Mega Ferreira e o Centro Interpretativo do Parque das Nações.
O mês inclui também a participação do Pavilhão na edição deste ano da Open House Lisboa, nos dias 10 e 11 de Maio, oferecendo visitas gratuitas ao interior do edifício.
Alameda dos Oceanos (Parque das Nações). 30 Abr (Qua) 21.00. Entrada gratuita
🏖️ Já comprou a Time Out Lisboa, com 20 viagens para fazer em 2025?
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp