Notícias

Penguin tem nova chancela totalmente dedicada a manga

Uma das primeiras novidades é ‘Ataque dos Titãs’, de Hajime Isayama, um clássico distópico, cuja adaptação a anime em 2013 foi um êxito imediato.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Attack on Titan
DRAttack on Titan
Publicidade

Os fãs de manga em Portugal vão gostar de saber que há uma nova chancela totalmente dedicada ao género. A iniciativa é uma resposta directa a um crescente interesse, e as primeiras novidades da Distrito Manga chegam às livrarias já esta segunda-feira, 24 de Junho. São os primeiros volumes de Ataque dos Titãs, de Hajime Isayama, uma das séries de manga mais famosas de sempre e cuja adaptação a anime em 2013 foi um êxito imediato; e Edens Zero, de Hiro Mashima, cuja adaptação a anime estreou em 2021, na Netflix.

“Estamos entusiasmados por finalmente podermos lançar esta chancela em Portugal. Era um projecto que estava a ser trabalhado há algum tempo e é muito gratificante ver os primeiros livros a chegarem. Queremos que seja uma chancela diversa, com vários registos de ficção mas também alguma não-ficção, e com muita atenção à qualidade e ao rigor que estes títulos, muitos deles históricos, exigem. As primeiras reacções que estamos a receber são muito motivadoras para mostrar o que de melhor da manga japonesa se faz”, afirma em comunicado Catarina Araújo, editora da Distrito Manga.

Se olharmos para o catálogo da Distrito Manga da Penguin espanhola, a linha editorial promete trazer uma ampla gama de títulos, dos menos conhecidos aos novos sucessos no Japão e noutros mercados internacionais. Em Portugal, a intenção parece ser a mesma: apostar em todas as demografias, com shōnen (histórias de acção e aventura focadas em protagonistas jovens), shōjo (mangas de romance e drama voltados para o público feminino jovem), seinen (séries mais maduras destinadas a adultos, com tramas complexas e temas profundos), josei (focadas no público feminino adulto e em relações e situações quotidianas) e kodomo (voltado para o público infantil).

“A intenção desta nova chancela é proporcionar ao leitor conteúdo de grande impacto comercial sem perder de vista a qualidade e as boas histórias. Algo que se concretizará através de um compromisso com o trabalho editorial – traduções de qualidade e edições cuidadas –, bem como numa selecção de conteúdos que tratarão tópicos relevantes, instrutivos ou puramente divertidos. Para isso, a Distrito Manga trará os últimos sucessos que estão a dominar mundialmente, mas também se focará em títulos que alcançaram o estatuto de clássicos da manga”, lê-se ainda na mesma nota.

Com 100 milhões de exemplares em circulação, Ataque dos Titãs é um clássico distópico, que acompanha Eren, um rapaz que quer explorar o mundo para lá da cidade protegida onde vive. Mas o sonho transforma-se em pesadelo com o regresso dos Titãs, gigantes grotescos conhecidos por terem consumido quase toda a humanidade 100 anos antes. A série, que tem um total de 34 volumes (os primeiros dois chegam agora a Portugal), foi adaptada a anime em 2013 e o último episódio, que estreou em Novembro de 2023, provocou um crash na Netflix devido à adesão em massa dos fãs.

Edens Zero, de Hiro Mashima (o mesmo criador do anime de sucesso Fairy Tail), é para leitores mais jovens, a partir dos 12 anos, e acompanha as aventuras espaciais de Shiki Granbell, um jovem que mora com bots no Reino dos Sonhos e tem um encontro inusitado com os primeiros visitantes em 100 anos do planeta, a criadora de conteúdos Rebecca e o gato azul Happy. A adaptação a anime, que estreou em 2021, encontra-se disponível na Netflix, e a série de manga continua em aberto, com pelo menos 32 volumes (há mais capítulos ainda não compilados).

Depois dos primeiros lançamentos, a Distrito Manga inaugura o mês de Julho, com O Livro de Fãs de Manga e Anime, que sai no dia 8. Para fãs de banda desenhada, em particular japonesa, bem como de animação, trata-se de um livro de não-ficção dedicado à cultura japonesa, que explica por exemplo porque é que a manga se lê da direita para a esquerda. Além disso, inclui também quizzes e espaço para o leitor criar as suas listas de preferidos de séries de manga, anime e até música J-Pop.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ BD em Portugal: “Há uma comunidade e um carinho, já não é deprimente”

Últimas notícias

    Publicidade