[title]
Na sexta-feira, 8 de Novembro, chegam à freguesia da Penha de França 15 papeleiras criativas. O objectivo é obrigar os fumadores a apagar os cigarros onde deve ser.
Depois dos cinzeiros ecológicos distribuídos pela freguesia de Santo António, é a vez de a Penha de França se juntar à luta contra as pontas de cigarro atiradas para o chão. A iniciativa “Beata é Plástico” partiu do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em co-organização com a Zero Waste Lab, associação que recentemente liderou o projecto de criação de uma peça de arte urbana que mora no Martim Moniz: um gigante peixe a vomitar lixo dos esgotos.
Esta acção de sensibilização para a correcta deposição de resíduos arranca na sexta-feira com um percurso pedestre que parte da Praça António Sardinha às 15.00, durante o qual serão recolhidas beatas espalhadas pelo espaço público. Segue-se uma conversa aberta com os cidadãos sobre questões ambientais na Biblioteca da Penha de França (Rua Francisco Pedro Curado, 6A), pelas 16.30.
As 15 papeleiras são também objecto de expressão artística, graças à colaboração do Atelier 3, a Casa Semente, o Geridades e os alunos do Curso de Arte Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão. Cada uma delas terá ainda um código QR que dá acesso directo à página zerowastelab.pt, onde encontra os conteúdos da acção, bem como a apresentação de cada uma das obras.