Notícias

Penha de França estreia-se nas GIRA e outras três freguesias inauguram estações

Com duas estações na Penha de França, três em Belém, uma em São Domingos de Benfica e outra na freguesia de Carnide, EMEL amplia rede de estações GIRA. Mas ainda há freguesias fora do mapa.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Inauguração da estação GIRA na Av. General Roçadas
DR/EMELInauguração da estação GIRA na Av. General Roçadas
Publicidade

Tardaram mas chegaram. Esta manhã, de 15 de Julho, a activação de 18 docas na Avenida Geral Roçadas, perto do Mercado de Sapadores, e de outras 12 no Largo Mendonça e Costa (junto à fronteira com a freguesia de Arroios) foi um ponto de viragem na mobilidade suave da Penha de França, que vê pela primeira vez a possibilidade de utilizar o sistema GIRA, sete anos após a sua entrada em funcionamento na cidade. A Penha de França torna-se, assim, na 21.ª freguesia de Lisboa com estações da rede de bicicletas partilhadas. Ficam a faltar três: Marvila, Santa Clara e Ajuda.

Instaladas em Abril, as duas estações da Penha de França tinham a entrada em funcionamento prevista para o primeiro semestre do ano, assim que estivesse concluída a fase de testes e ajustes ao sistema. O mesmo se aplicava às duas novas estações de Marvila, uma na Praça Davide Leandro da Silva e outra no Braço de Prata, que ainda não foram activadas pela EMEL, que gere este sistema de transporte.

Belém, São Domingos e Carnide com mais cinco estações

No mesmo dia em que foram activadas as estações da Penha de França, foram inauguradas estações em Belém, São Domingos de Benfica e Carnide. As bicicletas poderão ser, assim, utilizadas a partir do Largo Luís Alves Miguel/Rua Fernão Mendes Pinto (11 docas), da Avenida da Torre de Belém/Largo da Princesa (11 docas) e da Avenida da Índia/Rua Lagoa Henriques (22 docas), em Belém; da Avenida Columbano Bordalo Pinheiro (22 docas), junto à Praça de Espanha; e perto do Metro da Pontinha (31 docas), na freguesia de Carnide, segundo detalhou a EMEL (que gere a rede de bicicletas partilhadas) à Time Out.

Em 2022, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas prometeu a chegada das GIRA às 24 freguesias da cidade, objectivo que se deverá concretizar assim que a Ajuda, a última freguesia do calendário operacional da EMEL, entrar no mapa da mobilidade partilhada. Antes ficam por activar as estações de Marvila e por implementar as estações GIRA em Santa Clara. "Vamos evoluir para Santa Clara no segundo semestre deste ano, em simultâneo com a construção da ciclovia da Estrada do Desvio, já em obra", informou o organismo à Time Out, em Abril.

Até ao final do ano, a EMEL prevê ter 184 estações activas, 1840 bicicletas eléctricas e 135 bicicletas convencionais disponíveis no sistema GIRA.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ O tradicional também pode ser digital e isso começa a testar-se no comércio de Benfica

Últimas notícias

    Publicidade