[title]
As câmaras municipais de Lisboa, Oeiras e Cascais juntaram-se para cortar o trânsito na Estrada Nacional 6, na manhã de 6 de Abril, o Dia Mundial da Actividade Física. Entre as 09.00 e as 13.00, a Marginal vê-se livre de carros e outros veículos a motor, numa experiência-piloto que permitirá aos cidadãos praticar actividade física livre, mas também participar num programa que inclui jogos tradicionais, demonstrações de diferentes modalidades desportivas.
O evento começa junto aos semáforos da Parede (Cascais), com os parques de estacionamento a encherem-se de possibilidades como a escalada, o boulder, jogos tradicionais, circuitos de treino físico, aulas de grupo, pista de skills, mini-ténis, insufláveis, veículos a pedal e um circuito de obstáculos. Seguindo-se o percurso, a manhã termina em Alcântara (Lisboa), local para onde as actividades programadas ainda estão por anunciar.
Mas, mesmo que a ideia seja celebrar o físico, também há lugar para gente sentada. No dia 5 de Abril, terão lugar duas conferências dedicadas à actividade física, na Faculdade de Motricidade Humana (o conteúdo do programa ainda não foi divulgado).
O Dia Mundial da Actividade Física foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar para os malefícios do sedentarismo, que é considerado o quarto principal factor de risco de morte no mundo. A OMS recomenda aos adultos um mínimo de 30 minutos de exercício físico por dia, em prol de um estilo de vida saudável.
+ Em Benfica, o Mês da Juventude começa com uma serenata (provavelmente à chuva)