Notícias

Porque é que a República Checa agora se chama Chéquia?

Seja no futebol, na literatura ou nos media, a designação do país anteriormente conhecido como República Checa mudou. O motivo é este.

Ed Cunningham
Escrito por
Ed Cunningham
News Editor, UK
Prague
Photograph: ShutterstockPrague
Publicidade

Os países mudam de nome. Não é novidade. Muitos o fizeram ao longo dos anos. Seja para melhor capturar a geografia nacional, abandonar um passado colonial ou apenas para simplificar as coisas, há muitos motivos para os Estados mudarem de designação.

Inicialmente, custa um bocado para nos habituarmos. No entanto, essas alterações normalizam-se gradualmente. O Zimbábue já foi Rodésia; a Tailândia, Sião; Myanmar, Birmânia; o Irão foi a Pérsia; e os Países Baixos já foram comummente conhecidos como Holanda. Nos últimos anos, outros países também fizeram pequenas alterações aos seus nomes. Em 2022, a República da Islândia tornou-se apenas Islândia, enquanto no ano passado foi a Micronésia a mudar para Estados Federados da Micronésia.

A República Checa também quer ser conhecida por um nome diferente: Chéquia. Mas qual é a história?

Chéquia e República Checa são designações que têm sido usadas de uma forma oficial há anos (desde 2016, na verdade), sendo o primeiro simplesmente uma forma abreviada do segundo. De agora em diante, no entanto, o nome República Checa será usado para coisas como documentos oficiais do Governo, correspondência legal ou assuntos diplomáticos. De certa forma, como a França é chamada de República Francesa (e Portugal de República Portuguesa) em alguns contextos muito formais.

Chéquia é como o país prefere ser chamado em situações mais práticas e menos formais. Chéquia é a designação usada em coisas como obras literárias e jornais, bem como por pessoas que representam o país em áreas como o desporto. Por exemplo, Chéquia é o nome oficial da selecção nacional de futebol masculino, listada como tal pela UEFA e pela FIFA. E, nos torneios, o nome é cada vez mais usado por comentadores e analistas, incluindo o Euro 2024.

Quando é que a República Checa se tornou Chéquia?

A resolução do Governo para a mudança de nome foi aprovada em 2016. Mas esta não é a primeira vez que a Chéquia (ou a terra que agora constitui aquele país) passa por uma mudança de nome. Historicamente baptizada como Boémia, a região era conhecida como Chéquia já na década de 1990, quando ainda fazia parte da Checoslováquia. A República Checa surgiu após uma divisão pacífica com a Eslováquia em 1992.

O melhor é acostumarmo-nos a ler e a ouvir falar sobre a Chéquia! E, já que está aqui, leia o guia da Time Out sobre o que há de essencial para ver e fazer na capital checa, Praga.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Os melhores sítios para ver a bola em Lisboa

+ É oficial: este país tem a água costeira mais limpa da Europa

Últimas notícias

    Publicidade