Notícias

Portugal arrecada 19 prémios nos World Travel Awards. Cinco vieram para Lisboa

Lisboa voltou a sagrar-se melhor destino de escapadinha urbana, entre outros prémios. Porto, Algarve, Madeira e Açores também receberam distinções.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
Lisboa
Mariana Valle LimaLisboa
Publicidade

No último domingo, foram anunciados os óscares do turismo de 2024. A cerimónia teve lugar no Funchal e o país anfitrião arrecadou 19 das mais de 300 distinções atribuídas. Para Lisboa vieram cinco desses prémios, a começar pelo título de melhor destino de escapadinha urbana, prémio que conquistou consecutivamente entre os anos de 2017 e 2020.

O brilharete da capital portuguesa em mais uns World Travel Awards não ficou por aqui, já que Lisboa foi ainda considerada melhor destino urbano de património, categoria criada em 2021 e que, desde então, já premiou Moscovo, Edimburgo e Lima.

Também na hotelaria, a cidade sobressaiu. O Olissippo Lapa Palace Hotel foi distinguido como melhor hotel clássico. O Bairro Alto Hotel foi igualmente premiado, mas na categoria de melhor hotel de referência. Na Grande Lisboa, outro dos prémios anunciados no último domingo foi para a Parques de Sintra – Monte da Lua, considerada melhor empresa de conservação.

Mas o país soma outros galardões, um total de 19. O Porto foi eleito melhor destino metropolitano à beira-mar (Lisboa ganhou nesta categoria em 2022). O Algarve foi considerado o melhor destino de praia do ano, repetindo a proeza de 2020 e 2021. Já Braga renova o título conquistado no ano passado, de melhor destino turístico emergente.

Os Passadiços do Paiva, no concelho de Arouca, voltam a ser considerados a melhor atracção turística de aventura, categoria criada em 2018 e que continua, desde então, a eleger a mesma atracção portuguesa, ano após ano. O Dunas Douradas Beach Club, em Almancil, é, pelo terceiro ano consecutivo, melhor resort de golf e villas. Já o Dark Sky Alqueva, em Reguengos de Monsaraz, brilhou, pelo quarto ano consecutivo, ao receber o prémio de turismo sustentável.

A noite também foi de celebração para duas empresas portuguesas. A TAP Air Portugal foi duplamente distinguida – como melhor companhia aérea para África, mas também para quem quer voar para a América do Sul. A Amazing Evolution destacou-se como melhor operador de boutique hotel.

Para Portugal, a noite ficou completa com os prémios dirigidos aos arquipélagos. À semelhança de 2023, os Açores foram considerados o melhor destino de turismo de aventura, enquanto a Madeira foi considerado melhor destino insolar do ano, prémio que arrecada, consecutivamente, desde 2015. Na ilha, foram ainda distinguidos três hotéis, todos do mesmo grupo hoteleiro: o Savoy Palace, que ganha o prémio de melhor hotel de luxo, pela primeira vez atribuído a um hotel português; o Saccharum, considerado melhor retiro, e o The Reserve, eleito melhor boutique hotel de luxo, prémio atribuído desde o ano passado.

Pode consultar a lista com todos os vencedores da edição de 2024 dos World Travel Awards aqui.

🎄Milagre de Natal – uma festa com TUDO à discrição

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, no Instagram e no Whatsapp

Últimas notícias

    Publicidade