[title]
Uma semana depois de a produtora de Elliot Page, a Pageboy Productions, se ter juntado à produção executiva de Um Caroço de Abacate (An Avocado Pit), o objectivo foi concretizado. A curta-metragem portuguesa, realizada por Ary Zara e produzida pela Take It Easy, deu um grande passo em frente rumo às nomeações dos Óscares e está na shortlist dos 15 nomeados na categoria Melhor Curta-Metragem de Imagem Real.
Um Caroço de Abacate, protagonizada por Ivo Canelas e Gaya Medeiros, acompanha o encontro entre Larissa, uma mulher trans, e Cláudio, um homem cis, numa noite em Lisboa, uma “história de empoderamento, livre de violência para nos despertar dias melhores”, descreve a sinopse. Na mesma lista de nomeados encontra-se Estranha Forma de Vida, curta-metragem de Pedro Almodóvar com o actor português José Condessa.
Nas redes sociais, Azy Zara não esconde o entusiasmo. "É uma experiência surreal e dou por mim a lidar com a realidade de que aquilo que antes considerava impossível é agora um feito tangível. Processar esta viagem inesperada continua a ser um desafio, à medida que navego entre a descrença e a gratidão que acompanham um marco tão notável", lê-se na publicação.
As shortlists de pré-seleccionados aos Óscares incluem diversas categorias, como a de Curta-Metragem de Animação, onde esteve na passada edição a produção nacional Ice Merchants, que acabou por chegar aos cinco finalistas, fazendo história no cinema português. Outra das categorias é a de Melhor Filme Internacional, para a qual a Academia Portuguesa de Cinema candidatou Mal Viver, de João Canijo, que não sobreviveu ao corte.
As nomeações aos Óscares serão anunciadas a 23 de Janeiro e a cerminónia de entrega dos prémios está marcada para 10 de Março.
+ ‘Succession’ vs. ‘Last of Us’. As principais nomeações aos Emmys
+ Sem consentimento: documentário alerta para os perigos do deepfake