[title]
Há uma altura do ano em que Marvila se transforma numa "galeria a céu aberto", forrada a posters de artistas consagrados, emergentes e "não-oficiais". Este ano, o momento acontece de 1 de Junho a 1 de Setembro, durante a Poster Mostra, que vai na sua nona edição. À semelhança de anos anteriores, a organização convida todos, sem excepção, a enviar as suas propostas até 30 de Abril, como candidatas a figurar junto às criações de 20 convidados, como o artista Rui Chafes, a cantora Cláudia Pascoal ou o designer David Carson. As dez melhores serão seleccionadas pela organização, que lembra como os posters têm sido, ao longo da História, "usados para vender de tudo, de sabonetes a ideais".
"Qualquer interessado pode participar, mesmo não tendo formação artística! Não existe um tema específico e só será validada uma proposta por participante", avisa o Departamento, que dinamiza a iniciativa. O trabalho criativo é, por isso, livre, desde que se aplique ao formato de poster. Pode usar-se texto, fotografia, desenho, ilustração ou outras formas de expressão, sendo que todas elas formarão a mescla habitual de linguagem do "festival". Está também programada uma chamada de trabalhos paralela, que desafia os participantes "a mergulhar no património iconográfico da Sandeman", patrocinadora do evento, e que terá uma rua exclusiva onde será "narrado" o percurso da marca, bem como a sua relação com as artes. Deste concurso sairão sete vencedores.
Com o objectivo de fomentar o acesso gratuito à cultura em espaço público, a Poster Mostra regressa no Verão, mas a organização lembra que, ao longo do ano, também disponibiliza alguns posters na sua loja online, para que se possa levar para casa "um pouco desta enorme criatividade". Ao longo dos últimos anos, pela iniciativa já passaram as criações da radialista Inês Meneses, da compositora A Garota Não, do escritor Valter Hugo Mãe, do músico Hélio Morais ou da artista Paula Rego. Desde que foi criado, o evento recebeu mais de 1200 inscrições de vários países, afirmando-se como uma "homenagem a um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre", na visão do Departamento. Os posters, dizem, "mudaram o mundo e mudaram a forma como o mundo comunica", "criaram guerras, criaram heróis, e criaram a possibilidade de qualquer um forrar as suas paredes com um pedaço da história".
Marvila. 1 Jun-1 Set. Gratuito
Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Cravos, liberdade, ciência e descontos: a fórmula de Abril no Pavilhão do Conhecimento