Notícias

Quanto mede a maior bifana do mundo? 15 metros e vai estar à prova em Vendas Novas

Cidade alentejana quer fazer a maior bifana do mundo em colaboração com conhecidas casas da zona. Vai haver ainda um concurso para premiar quem conseguir comer mais bifanas em menos tempo.

Cláudia Lima Carvalho
Editora de Comer & Beber, Time Out Lisboa
Bifana Vendas Novas
DR
Publicidade

Se Vendas Novas já era conhecida como a terra das bifanas, a partir do próximo dia 7 de Setembro a cidade prepara-se para oficializar o título com a apresentação e degustação gratuita daquela que será a maior bifana do mundo. Terá nada mais, nada menos, que 15 metros de comprimento e 32 kg de lombo de porco. Para o pão, serão precisos 50 kg de farinha. 

A iniciativa é da autarquia, em colaboração com a Panificadora Central de Vendas Novas e as sete casas de bifanas (Bifanas & Companhia, Bifanas do Patrão, O Canto das Bifanas, A Chaminé, Mercado das Bifanas, Rulote O Menino de Ouro e O Silva) participantes nas Festas do Concelho, que acontecem de 6 a 8 de Setembro. “Mais do que uma tentativa de recorde”, lê-se em comunicado, o feito pretende marcar a “celebração da união e do espírito comunitário de Vendas Novas”. 

“Esta gigante bifana será o resultado de um verdadeiro esforço colectivo, simbolizando a força de uma comunidade que se une em torno de um objectivo partilhado: consolidar Vendas Novas enquanto Capital da Bifana”, acrescenta a nota. 

A bifana será, assim, feita em conjunto pelas casas que dão fama à cidade, uma vez que cada uma contribuirá com a sua receita. “Já o pão terá a supervisão de três padeiros. “No final, o pão terá o sabor único da junção de todas elas, sem individualismos, onde cada contributo se funde num só.” A apresentação da monumental bifana, e consequente prova gratuita aberta a todos o que lhe queiram pôr o dente, acontece no sábado, 7 de Setembro, às 19.30. 

Antes disso, às 17.30, há um concurso também peculiar em que se pretende eleger o “Rei e a Rainha da Bifana” – é coroado aquele que conseguir comer o maior número de bifanas em dez minutos. Reza a história, que na última edição, o vencedor foi capaz de devorar seis bifanas. Para o título masculino as inscrições já estão preenchidas, mas ainda há lugares na corrida ao trono da rainha. O programa gastronómico completa-se ainda com um showcooking de Fábio Bernardino, chef com presença regular na televisão. 

A animação musical das festas está a cargo de Jorge Palma, Carlão e Ricardo Ribeiro num cartaz de entrada livre e que conta ainda com folclore, cante, dança, DJs, passeios, tasquinhas, largadas e divertimentos infantis.

Está nas bancas a edição de Verão da Time Out

+ Ópera nos Olivais e o adeus de Chainho. Vêm aí três semanas de música ao ar livre

Últimas notícias

    Publicidade