[title]
Certamente que já tropeçou numa destas imagens, em que uma aeronave de construção amadora, devidamente tripulada e de design mais ou menos inventivo ganha balanço com a ajuda de uma rampa para, no final, se espetar na água. A prova em questão é o Red Bull Flugtag e regressa a Lisboa no dia 7 de Setembro.
A rampa estará montada na Doca da Marinha, num evento de entrada livre. Apuradas estão 35 equipas, vindas de todas as partes do país e com nomes tão originais como Foge à Mãe, Bando de Heterónimos, Empadas de Galinha ou Malta Danada Airlines. A originalidade é, aliás, um dos critérios de avaliação tidos em conta pelo júri.
A prova vai decorrer entre as 13.00 e as 18.00. Durante a tarde, as várias equipas vão ganhar balanço na esperança de conseguirem alguns metros de voo, antes de se despenharem no Tejo. Além da distância de voo e da criatividade, também a performance vai pesar na decisão final.
As máquinas em si podem ter vários formatos e assemelhar-se aos mais diversos engenhos e criaturas – desde aviões e barcos a animais e seres mitológicos. "A construção será acompanhada de perto pela organização, garantindo que todas as regras e procedimentos de segurança são respeitados", pode ler-se em comunicado. Regras que serão levadas à risca. Cada equipa deve ter, no máximo, cinco elementos, todos eles maiores de 18 anos – um piloto e quatro ajudantes. Já as próprias viaturas não podem ir além dos oito metros de comprimento, dos nove de largura e dos três metros de altura. O peso não pode exceder os 200 quilos. Motores e baterias estão fora de questão – é tudo à conta de balanço humano e do milagre da aerodinâmica.
O evento contará ainda com apresentação de João Manzarra, Carina Caldeira, Rui Simões e Catarina Maia.
Doca da Marinha. Sáb 7 Set 13.00-18.00. Entrada livre
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Cervejeiros invadem o Castelo de Pirescouxe no fim-de-semana