[title]
Cada vez mais pessoas estão a optar por abandonar o álcool – uma escolha que não só está a mudar a forma como saímos, mas também como viajamos. E, embora haja sempre a possibilidade de marcarmos encontros para pessoas com vontade de se manterem sóbrias, tours sem álcool para grupos ou até saídas à noite sem bebidas alcoólicas, alguns destinos são naturalmente melhores para viajantes sóbrios do que outros.
Então, está a pensar aonde ir na sua próxima aventura sóbria? Para descobrir os países que vão ao encontro de viajantes sóbrios, um novo estudo da Lantana Recovery, uma clínica de reabilitação, analisou o número de actividades amigas dos sóbrios, o consumo de álcool per capita, classificações gerais de saúde, segurança pública e leis sobre o álcool. Cada destino recebeu uma pontuação de 100, que foi usada para determinar o ranking final.
O melhor país do mundo para quem quer ficar sóbrio é a Islândia! O país obteve uma pontuação impressionante em actividades amigas dos sóbrios e níveis de segurança pública.
A Itália teve a menor pontuação para a prevalência de dependência de álcool, com apenas 0,6%, e ficou em segundo lugar, enquanto a Noruega ficou em terceiro, com a pontuação mais alta para o número de leis sobre o álcool. A Europa reivindicou, aliás, seis das dez primeiras posições do ranking, que pode ver abaixo.
Os 10 melhores países para viajantes sóbrios
- Islândia
- Itália
- Noruega
- Dinamarca
- Japão
- Suíça
- Austrália
- Singapura
- Nova Zelândia
- Países Baixos
Pode ler mais detalhes do estudo aqui. Para mais informações sobre como ver o mundo sem os óculos da cerveja, pode ler a análise aprofundada da Time Out sobre viajar de forma sóbria.
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Esta cidade é o principal destino de turismo sustentável da Europa