[title]
“No coração palpitante de Alfama e Mouraria, os rufias encontram-se para contar a sua história. Numa mistura de autenticidade, raízes, música tradicional e filosofia de causa-efeito, põem tudo a nu”, lê-se na sinopse oficial do documentário Do Bairro, que se estreou em 2021 no Doclisboa. Esta quinta-feira, a partir das 22.54, vai ser possível vê-lo na RTP2.
Produzido e realizado por Diogo Varela Silva, autor de documentários como Zé Pedro Rock 'n' Roll (2019), Do Bairro divide-se entre as histórias dos bairros de Alfama e Mouraria, onde a pressão imobiliária vai afastando os moradores. Foi filmado durante dias de confinamento, na sequência de uma pandemia que acentuou o crescente isolamento das ainda resistentes comunidades dos bairros populares. Desde então, foi exibido em festivais de todo o mundo e arrecadou 13 prémios.
O sucesso não fez o realizador abrandar o ritmo. O seu mais recente trabalho é o documentário João Ayres, Pintor Independente (2022), que recupera a memória deste pintor neo-realista, cuja obra está representada nos Museus de Arte Moderna de S. Paulo e do Rio de Janeiro, nas colecções da Câmara Municipal de Lourenço Marques e na Fundação Calouste Gulbenkian. Varela Silva é neto da fadista Celeste Rodrigues, sobre quem também realizou um documentário: Fado Celeste, de 2010.
RTP 2. 5 de Janeiro às 22.54
+ Entre o noir e o sobrenatural, a nova série de Nicolas Winding Refn
+ Depois da HBO, Ferrante vai à Netflix com 'A Vida Mentirosa dos Adultos'