[title]
Está na hora de começar a planear as escapadinhas de 2025. Se for organizado e os seus colegas de trabalho não tiverem todos a mesma ideia, conseguirá até 48 dias de férias (49 se trabalhar em Lisboa). Para isso, é preciso, claro, saber fazer as pontes certas e aproveitar os fins-de-semana prolongados. Felizmente, há vários feriados bem posicionados durante o próximo ano.
Primeiro façamos as contas aos fins-de-semana prolongados. Ao todo, são cinco, uma vez que teremos cinco feriados nacionais a calhar à sexta ou à segunda-feira. O primeiro será na Sexta-feira Santa, a 18 de Abril. Segue-se o 25 de Abril (sexta-feira), a Assunção de Nossa Senhora (sexta-feira 15 de Agosto), a Restauração da Independência (segunda-feira 1 de Dezembro) e o Dia da Imaculada Conceição (segunda-feira 8 de Dezembro). Em Lisboa, acrescenta-se ainda o Dia de Santo António, na sexta-feira 13 de Junho, o que significa – adivinhou – mais um fim-de-semana prolongado.
Quanto a fazer pontes, deverá aproveitar para tirar o dia seguinte ou anterior ao Dia do Trabalhador (quinta-feira 1 Maio), Dia de Portugal (terça-feira 10 de Junho), Corpo de Deus (quinta-feira 19 de Junho) e Natal (quinta-feira 25 de Dezembro). Já o Carnaval, que em 2025 se assinala na terça-feira 4 de Março, é um feriado facultativo, pelo que a tolerância de ponto é decidida pelo Governo.
Feriados nacionais em 2025
- 1 de Janeiro (quarta-feira): Dia de Ano Novo
- 18 de Abril (sexta-feira): Sexta-Feira Santa
- 20 de Abril (domingo): Páscoa
- 25 de Abril (sexta-feira): Dia da Liberdade
- 1 de Maio (quinta-feira): Dia do Trabalhador
- 10 de Junho (terça-feira): Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
- 19 de Junho (quinta-feira): Corpo de Deus
- 15 de Agosto (sexta-feira): Assunção de Nossa Senhora
- 5 de Outubro (domingo): Implantação da República
- 1 de Novembro (sábado): Dia de Todos os Santos
- 1 de Dezembro (segunda-feira): Restauração da Independência
- 8 de Dezembro (segunda-feira): Dia da Imaculada Conceição
- 25 de Dezembro (quinta-feira): Natal
Agora, a questão que realmente interessa: como é que podemos transformar 22 dias em 48? Se tirar férias de 18 de Abril a 4 de Maio, tem 17 dias de descanso, gastando apenas oito; de 6 a 22 de Junho, tem mais 17 dias, gastando apenas nove (ou oito se trabalhar em Lisboa); de 14 a 17 de Agosto, tem quatro dias, gastando apenas um; e de 29 de Novembro a 8 de Dezembro, tem 10 dias, gastando quatro. E, sim, se em Junho conseguir gastar apenas oito, ainda lhe sobra um, portanto tecnicamente conseguirá tirar até 49 dias de férias. Viva o Santo António.
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Este é oficialmente o melhor destino para férias de cidade da Ásia