[title]
Na nova Santini da Rua do Carmo, agora no número 88, sobressai a janela aberta para a rua, perfeita para fãs do take-away, mas essa não é a única novidade da gelataria, que continua a seguir a receita e método tradicional de Attilio Santini. “Trouxemos para cá um pouco da nossa fábrica de cones e temos uma zona de produção ao vivo”, conta à Time Out Eduardo Santini, administrador da marca e neto do fundador. “Se esperarmos um pouco, vai começar a cheirar a bolacha.”
Ao entrar na loja, é impossível não dar por ela. Uma fábrica de cones em versão miniatura, com paredes em vidro, para que os clientes possam ver todo o processo de produção da bolacha Santini, conhecida como wafer. A massa, feita só com produtos naturais como farinha, ovos e açúcar, é colocada primeiro na máquina de molde, que a prensa num formato circular, e depois retirada muito rapidamente para ser enrolada à volta de um molde de cone. “Quisemos trazer também um pouco da nossa história, uma vez que a máquina, que estava na loja original, no Tamariz, é das primeiras que o meu avô comprou”, acrescenta Eduardo, que sugere provar os cones acabados de fazer, especialmente estaladiços.
Para acompanhar, ainda não há sabores propriamente novos, mas os de sempre prometem continuar a fazer sucesso. Basta decidir se quer fruta (como manga, limão ou framboesa), frutos secos (como amêndoa, noz e avelã) ou um sabor particularmente docinho (como caramelo ou torrone). Eduardo sugere uma combinação improvável: caramelo e limão, para um contraste surprendente. Mas, na dúvida, talvez queira provar a mais recente inovação da Santini, o gelado de pauzinho picolini (2,50€), disponível para já em cinco sabores diferentes: amendoim, framboesa, manga, maracujá e tangerina.
Escolhido o gelado, pode ir passear ou sentar-se no interior na loja. Com uma decoração inspirada em materiais típicos da Lisboa antiga, como madeira natural e pedra, o espaço caracteriza-se por mesas redondas que se alinham junto aos bancos corridos, banhados pela luz de uma outra janela. À frente, uma árvore de Natal, porque nem a Santini escapa ao espírito do velhinho das barbas brancas, razão porque também já estão à venda várias novidades festivas, como cones de chocolate e torrone, bombons e até aquelas bolachinhas com ou sem chocolate que costumam enfeitar as taças de gelado.
Rua do Carmo, 88 (Chiado). Seg-Sex 12.30-20.30 e Sáb-Dom 09.00-13.00 (com entregas através da Uber Eats das 09.00-00.00).