Notícias

"Santo António na Publicidade": só os cartazes já valem a visita

Entre muitos outros objectos, a exposição mostra uma notável colecção de cartazes, encomendados pela Santa Casa a artistas gráficos entre 1930 e 1980.

Helena Galvão Soares
Jornalista
Folheto publicitário Lotaria de Santo António, 1966
MLSA.IMP.1547Folheto publicitário Lotaria de Santo António, 1966
Publicidade

A diversidade de cartazes, anúncios de imprensa, peças de barro, medalhas, selos, copos, caixas de fósforos, rótulos e pagelas (as estampas de santinhos), todos com a imagem do santo, reflectindo as tendências estéticas de cada época, levaram Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Lisboa|Santo António, a convidar Eduardo Cintra Torres, jornalista doutorado em Sociologia e com um interesse particular por história da publicidade, a comissariar a exposição.

Inaugura a 23 de Outubro e reúne peças que mostram como a imagem do santo foi incorporada em diversos materiais publicitários, desde os santinhos do século XIX até aos anúncios actuais, sem esquecer os frequentes peditórios que envolvem a figura do santo, que também é casamenteiro. É ao Santantónio – assim mesmo, tudo junto e que nos é tão próximo – a quem se recorre em momentos de necessidade.

Citado pelo museu, Eduardo Cintra Torres destaca dois aspectos que o surpreenderam enquanto preparava a exposição: a quantidade de anúncios que fazem referência a Santo António e a diversidade de marcas. O que mais o surpreendeu, ainda assim, foi o afecto genuíno pelo santo que a publicidade transmite. Cintra Torres observa que, embora a devoção popular a Santo António seja conhecida, a sua transposição para as mensagens publicitárias demonstra a força dessa relação, que persiste até aos dias de hoje, mesmo quando a publicidade se afasta do seu carácter religioso original.

Eduardo Cintra Torres destaca ainda um conjunto notável de cartazes (como o que mostramos na imagem) relativos a Santo António, encomendados a artistas gráficos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, entre os anos 1930 e 1980, que aqui se reúnem pela primeira vez. Mas não corra já para o museu, que a inauguração é só a 23 de Outubro.

Museu de Lisboa|Santo António. De 24 Out até 20 Abr 2025. Ter-Dom 10.00-18.00. 3€ (entrada livre Dom até às 14.00 para residentes no concelho)

📯Não adianta chorar sobre leite derramado. Subscreva a newsletter

⚡️Prefere receber as novidades sem filtros? Siga-nos no Instagram 

Últimas notícias

    Publicidade