Notícias

Saramago inspira passeio todo-o-terreno de Belém a Castelo Rodrigo

O Clube Escape Livre está a preparar-se para percorrer, num passeio todo-o-terreno, as pegadas do elefante Salomão. As inscrições abrem em Novembro.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Fundação José Saramago
Fundação José Saramago
Publicidade

Existiu, no século XVI, um elefante que caminhou de Lisboa a Viena, para ser oferecido pelo rei de Portugal, D. João III, ao seu primo, Maximiliano II, arquiduque da Áustria. Esta história, que foi contada por José Saramago em A Viagem do Elefante, vai ser recriada num passeio todo-o-terreno, de Belém a Castelo Rodrigo. A iniciativa deve realizar-se entre 15 e 19 de Junho de 2022, mas as inscrições abrem a 1 de Novembro deste ano.

“A tradição cultural dos eventos Escape Livre ganha nova dimensão com este Off Road Caminho de Salomão e o que estamos a preparar para este fim-de-semana alargado de Junho é muito mais do que um desafio fora de estrada. É folhear, no terreno, as páginas cativantes deste livro de José Saramago”, garante Luís Celínio, presidente do clube, que revela que a Suzuki será a marca oficial do evento.

O programa provisório terá início em Lisboa, ao fim da tarde de quarta-feira, 15 de Junho de 2022. Na quinta-feira, 16, a primeira etapa liga Belém a Constância, com paragem para almoçar na Casa do Cadaval e dormir no Hotel dos Templários. Já na sexta-feira, 17, segue-se caminho até Castelo Novo, com pausa para almoço no Hotel Amoras, em Proença-a-Nova, e dormida no Alambique de Ouro Hotel Resort & Spa, no Fundão. No sábado, 18, a etapa contempla Belmonte e Sortelha, antes da chegada ao Hotel Lusitânia, na Guarda. Por fim, no domingo, 19, passa-se por Cidadelhe e termina-se a viagem com um almoço em Castelo Rodrigo.

Este novo passeio acontecerá em parceria com o projecto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária, que está a ser desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, com o apoio do Turismo de Portugal. Neste âmbito, estão previstas muitas outras iniciativas, inclusive uma app para dispositivos móveis que permitirá orientar interactivamente o utilizador pelo roteiro a ser anunciado dentro de um ano, bem como o acesso a conteúdos informacionais sobre os diversos pontos de interesse, com recurso a tecnologia de realidade aumentada.

+ Memorial do Convento: uma rota literária entre Lisboa, Loures e Mafra

+ Leia, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade