Notícias

Se vir esta foca perto de Lisboa, não a chateie. Ela precisa de descansar

Foca-cinzenta já foi avistada várias vezes. Agora foi no Portinho da Arrábida. As autoridades recomendam que as pessoas não se aproximem do animal.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
Foca avistada em Cascais
DRFoca avistada em Cascais
Publicidade

Nas passadas semanas de Agosto, uma foca tem sido avistada nas praias da costa portuguesa. O animal chegou no passado fim-de-semana ao Portinho da Arrábida. As autoridades aconselham à população que não se aproximem dele, de forma a deixá-lo descansar. 

O primeiro avistamento desta foca-cinzenta (Halichoerus grypus) foi feito na Galiza e, segundo informações dadas pelo ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) ao Diário do Distrito, o animal está a ser seguido desde 13 de Julho, quando foi visto pela primeira vez em Vila do Conde. Entretanto, a foca já nadou pelas águas da Ria de Aveiro, Figueira da Foz e Nazaré. A 14 de Agosto, foi avistada na Praia dos Pescadores, em Cascais, e no dia 16, junto ao Paredão na zona do Monte do Estoril.

No passado fim-de-semana, o animal foi avistado junto à Praia do Portinho da Arrábida e nas imediações da Doca Pesca de Setúbal. A RALVT (Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo) já tinha informado que "para garantir a sua segurança e bem-estar, apelamos à população que não se aproxime do animal e não tente interagir com ele, dando-lhe a oportunidade de poder descansar". Em caso de avistamento, a rede pede ainda o contacto através do número de alerta 911 111 241 e o envio de coordenadas do local, bem como fotos e vídeos do animal. O ICNF acrescenta ainda que a foca aparenta estar saudável, já que tem sido vista a comer peixe e lembra que se trata de um animal selvagem que pode atacar se se sentir ameaçado.

Últimas notícias

    Publicidade