Notícias

Segunda-feira, anda à roda – e vai ser possível ver a extracção da Lotaria ao vivo

Lotaria Nacional celebra 241 anos e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa abre ao público a Sala de Extracções. Depois, há concerto gratuito de Marco Rodrigues.

Hugo Geada
Escrito por
Hugo Geada
Jornalista
Marco Rodrigues vai marcar presença no 241º aniversário da Lotaria Nacional
DRMarco Rodrigues vai marcar presença no 241º aniversário da Lotaria Nacional
Publicidade

Foi a 18 de Novembro de 1783 que a rainha D. Maria I autorizou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a realizar uma lotaria anual. Os lucros ajudaram esta instituição a tornar-se pioneira na protecção à maternidade e à primeira infância. Agora, 241 anos depois, este jogo continua a andar à roda e, na próxima segunda-feira, 18 de Novembro, vai acontecer um evento, de entrada gratuita, para celebrar o aniversário. Além de poder ver extracção ao vivo, conte com um concerto do fadista Marco Rodrigues.

A actuação do homem que dá voz a fados como “O Tempo” ou “Rosinha dos Limões” acontece a partir das 12.00, na Sala de Extracções da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Largo Trindade Coelho.  

Esta é uma homenagem recíproca entre a lotaria e o fado, estreitando assim a relação que os Jogos Santa Casa têm vindo a fomentar com esta forma de arte portuguesa ao longo da história, remetendo para a Lisboa antiga, onde cauteleiros (vendedores cautelas ou bilhetes de lotaria) e fadistas se cruzavam em típicos bairros e ruas. 

Este evento é de entrada livre e vai ser transmitido em directo na RTP1, no programa Praça da Alegria. Aqui vai acontecer a extracção da Lotaria com o “andar a roda” das históricas esferas desta emblemática sala e o tradicional pregão dos números, cantado por Pregoeiros. 

A 47.ª extração da Lotaria Clássica dos 241 anos terá um primeiro prémio no valor de 1 milhão e 200 mil euros. 

Largo Trindade Coelho (Rossio). 18 de novembro (Seg) 12.00. Entrada gratuita 

📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp

👀 Está sempre a voltar para aquele ex problemático? Nós também: siga-nos no X

Últimas notícias

    Publicidade