[title]
Foi a 18 de Novembro de 1783 que a rainha D. Maria I autorizou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a realizar uma lotaria anual. Os lucros ajudaram esta instituição a tornar-se pioneira na protecção à maternidade e à primeira infância. Agora, 241 anos depois, este jogo continua a andar à roda e, na próxima segunda-feira, 18 de Novembro, vai acontecer um evento, de entrada gratuita, para celebrar o aniversário. Além de poder ver extracção ao vivo, conte com um concerto do fadista Marco Rodrigues.
A actuação do homem que dá voz a fados como “O Tempo” ou “Rosinha dos Limões” acontece a partir das 12.00, na Sala de Extracções da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Largo Trindade Coelho.
Esta é uma homenagem recíproca entre a lotaria e o fado, estreitando assim a relação que os Jogos Santa Casa têm vindo a fomentar com esta forma de arte portuguesa ao longo da história, remetendo para a Lisboa antiga, onde cauteleiros (vendedores cautelas ou bilhetes de lotaria) e fadistas se cruzavam em típicos bairros e ruas.
Este evento é de entrada livre e vai ser transmitido em directo na RTP1, no programa Praça da Alegria. Aqui vai acontecer a extracção da Lotaria com o “andar a roda” das históricas esferas desta emblemática sala e o tradicional pregão dos números, cantado por Pregoeiros.
A 47.ª extração da Lotaria Clássica dos 241 anos terá um primeiro prémio no valor de 1 milhão e 200 mil euros.
Largo Trindade Coelho (Rossio). 18 de novembro (Seg) 12.00. Entrada gratuita
📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp
👀 Está sempre a voltar para aquele ex problemático? Nós também: siga-nos no X