Notícias

Seis anos depois, antigo Cinema Odéon volta a mostrar a fachada

Obras no edifício icónico deveriam ter terminado em 2020. Mas só agora se começam a ver (de fora) os primeiros sinais da reabilitação.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Antigo Cinema Odeon
Francisco Romão PereiraAntigo Cinema Odeon
Publicidade

Está fechado desde a década de 90 e, em 2018, soube-se que voltaria à vida, mas sem o intimismo da sala escura, onde chegaram a passar Fritz Lang e Einsenstein, filmes musicados ao vivo por orquestra e também peças de teatro radiofónico. No lugar das 691 cadeiras vai funcionar um novo restaurante de 500 metros quadrados e, nos pisos superiores, existirão apartamentos de luxo. Quanto à promessa de manter o charme da fachada original, nada falhou. Esta semana, a tela de obra destapou a fachada e voltámos a ver-lhe as suas caixilharias de ferro inspiradas em Gustave Eiffel, os tons de azul e amarelo e o varadim cimeiro.

Antigo Cinema Odeon
Francisco Romão PereiraAntigo Cinema Odeon

Com um projecto de reabilitação da autoria de Samuel Torres de Carvalho, o antigo Cinema Odeon, icónico edifício de 1927, vai manter ainda as dez portas para a rua e o estilo art déco do interior, incluindo o clássico tecto em madeira. Como explicou à Time Out em 2019 Julien Dufour, um dos sócios da Odeon Properties, a promotora da obra, o objectivo do projecto foi "manter tanto quanto possível o Odeon", "valorizar a história e a cultura da cidade". Por que não reabri-lo como casa de cultura, então? Era a única forma de, financeiramente, conseguir reabilitar este património mantendo o máximo do imóvel original, segundo o investidor.

Sobre a conclusão da obra, a Odeon Properties indicou à Time Out que deverá acontecer em Junho.

Notícia actualizada às 10.30 de 8 de Março de 2024, com a informação da data prevista de conclusão da obra.

+ Morreu o cineasta António-Pedro Vasconcelos

+ No Dia Mundial do Teatro, o Dona Maria II faz a festa no Capitólio

Últimas notícias

    Publicidade