[title]
Setenta e sete pessoas foram assassinadas por Anders Breivik, em 2011, na ilha norueguesa de Utoya, onde se reuniam centenas de jovens do Partido Trabalhista norueguês. Inspirado por esse massacre, Gjermund Stenberg Eriksen criou Fúria, um thriller nórdico que se junta ao catálogo da Filmin na terça-feira, 24 de Outubro, dois anos após a estreia na Noruega.
Esse trágico acontecimento é, no entanto, apenas o mote para o desenvolvimento desta história, que vai um pouco mais longe, em concreto, até à Alemanha. Segundo a Filmin, Fúria “aborda a radicalização da extrema-direita numa Europa fracturada e é apresentada como um thriller electrizante, repleto de reviravoltas e revelações surpreendentes”.
Nesta produção, seguimos um agente secreto que se infiltra numa célula terrorista de extrema-direita que planeia executar um dos maiores ataques da história. Passada entre Oslo, Berlim e as florestas da Noruega, a série acompanha, em paralelo, um antigo agente da polícia que assume uma nova identidade para escapar à máfia russa. Dois universos que acabam por se juntar para impedir uma catástrofe igualmente trágica na Alemanha.
Citado pelo site Drama Quarterly, Gjermund Stenberg Eriksen – também o criador da série norueguesa Mammon (2014-2016), vencedora de um Emmy Internacional – explicou em 2021 o ângulo desta Fúria. “O ponto de partida foi Utoya e as forças que criaram esse terrorista, mas já tivemos dois filmes e uma série televisiva sobre Utoya, por isso o que quisemos fazer foi tentar analisar as forças que efetivamente criaram e radicalizaram Anders Behring Breivik”, detalhou.
Filmin. Estreia a 24 de Outubro