[title]
Já alguma vez pensou como seria se pudesse reviver os saraus que se realizavam no Salão Nobre do Palácio da Pena há mais de um século? É essa a promessa do ciclo Serões Musicais, que já vai na 7.ª edição. Os primeiros dois concertos, marcados para as 21.00 de 21 e 22 de Maio, vão focar-se na chamada geração romântica, um grupo de compositores que fez de França e da Alemanha o seu centro de actividade e de que Mendelssohn, Schumann e Liszt são bem representativos.
O programa destes concertos explora a relação entre a música e a palavra – Liszt dando vida a textos de Victor Hugo, Mendelssohn a poemas de Heine, e Gouvy à obra de Pierre de Ronsard, por exemplo. Além destes compositores, o programa apresenta obras de Robert Schumann, Camille Saint-Saëns, Ludwig Spohr, Hector Berlioz, Charles Gounod, Stephen Heller e Félicien David. Com o maestro João Paulo Santos ao piano, o cartaz de intérpretes conta com a meio-soprano Cátia Moreso e o tenor João Rodrigues, bem como com os instrumentistas António Figueiredo (violino) e Carolina Morais de Matos (violoncelo).
No sábado, 22 de Maio, poderá ainda enriquecer a experiência inesquecível da recriação de um típico sarau romântico, tal como os que eram promovidos por D. Fernando II no século XIX, com um jantar (35€/pessoa) no restaurante do Palácio da Pena, pelas 19.30. O menu inclui entrada (creme de abóbora-menina com espuma de leite), prato principal (bacalhau rico com camarão, amêndoa e espinafres ou tranche de peru no forno com alecrim e arroz de frutos secos), sobremesa (fruta laminada ou tarte de queijada de Sintra) e bebidas (água, refrigerantes, vinho branco e tinto e café ou chá).
Este ciclo de Serões Musicais no Palácio da Pena, que dá início à Temporada de Música Erudita, prolonga-se até 19 de Junho e realiza-se todas as sextas-feiras e sábados, às 21.00, no Salão Nobre do Palácio da Pena. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, tendo por director artístico o maestro Massimo Mazzeo.
Os bilhetes (15€/concerto) estão disponíveis exclusivamente online, no site da Parques de Sintra. Por questões de segurança, os lugares têm em consideração a distância social recomendada e são atribuídos por ordem de chegada, dos lugares na fila mais perto do palco até aos que se encontram mais perto da porta de saída da sala.
+ Agenda cultural de Lisboa: todas as coisas para fazer na cidade
+ O mundo mudou e as cidades mudaram com ele. Como se sente em relação à sua?