[title]
O Ilhas Studio vai abrir portas a todos, na Rua do Sol a Santana, na próxima sexta-feira, 13 de Dezembro, entre as 10.00 e as 17.00, para vender, por apenas 5€, os cartazes que restam de edição limitada desenhada para celebrar as conquistas de direitos que vieram com a revolução de 25 de Abril de 1974. Não fazem reservas, avisam. Tem de lá ir.
50 Anos Para Cuidar dos Próximos 50 foi o nome do projecto que o Ilhas Studio pensou para agradecer à data que trouxe a liberdade e a democracia em que vivemos hoje em Portugal. As frases que vemos nos cartazes resultam de um levantamento que fizeram dos direitos dos cidadãos consagrados pela legislação publicada nestes 50 anos.
E se há direitos logo consagrados um mês após a Revolução, como o direito ao salário mínimo, por outros direitos foi preciso esperar anos, por mais incrível que isso hoje possa parecer. Só em 1982 é que ser homossexual deixou de ser crime por lei. Prisão era também a pena aplicada a mulheres que decidissem interromper uma gravidez indesejada, até 2007. No ano anterior, em 2006, ainda houve três mulheres condenadas a seis meses de prisão.
Sobre estes direitos, apoiaram-se outros, como o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2010, e à procriação medicamente assistida para todas as mulheres, em 2016. E sai a lei que torna a violência doméstica crime público. Ecos destas e de outras conquistas estão eternizadas nesta edição de cartazes. Os últimos vendem-se esta sexta-feira.
Rua do Sol a Santana, 35, R/C (Campo Mártires da Pátria). Sex 10.00-17.00
🎄Natal para todos – leia grátis a nova edição da Time Out Portugal
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, no Instagram e no Whatsapp