Notícias

Esta madrugada, a terra tremeu em Portugal com sismo de magnitude 5,3

O abalo deu-se às 05.11, com epicentro no Atlântico, a 70 quilómetros a sudoeste de Sesimbra. Sentiu-se em Lisboa.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
sismo
Instituto do Mar e da AtmosferaTerra em Portugal tremeu com sismo de 5,3 na escala de Richter
Publicidade

Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado ao largo de Sines na madrugada desta segunda-feira, 26 de Agosto, avançou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). O epicentro foi no Atlântico, a 25 km de profundidade e a 70 quilómetros a sudoeste de Sesimbra, cerca de 60 km a oeste de Sines.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa”, lê-se em comunicado do IPMA.

Sobre a localização do epicentro, o instituto adiantou ainda que, sendo “um processo físico e matemático complexo”, é provável que diferentes agências produzam resultados ligeiramente diferentes. “Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de protecção civil.”

Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, já foram registadas seis réplicas de pequena magnitude: 1,2 às 05.47, 1,1 às 06.40, 0,9 às 07.14, 1,0 às 07.27, 1,6 às 11.44 e 1,5 às 11.56. Ainda antes, no briefing das 08.00, o comandante nacional da Protecção Civil, André Fernandes, afirmou que a existência de réplicas se trata de uma “situação perfeitamente normal”, decorrendo agora uma “fase de monitorização”.

Notícia actualizada às 17.44 de 26 de Agosto.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

Últimas notícias

    Publicidade