[title]
É um clássico da cidade, templo de comida tradicional – e não confundir com o Solar dos Presuntos, nas Portas de Santo Antão. O Solar dos Nunes foi eleito o “Restaurante da Europa 2022” pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO), uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo promover a gastronomia de qualidade na União Europeia.
De portas abertas desde 1988, o restaurante deve o nome (e a fama) à família Nunes, de origem alentejana. Não é de estranhar por isso a fama de pratos como a perdiz estufada ou a açorda de bacalhau. Há uma secção inteira dedicada aos pratos de caça, e as sobremesas, que aqui se chamam lambarices, incluem sericaia com ameixa de Elvas, encharcada de Mourão e fidalgo real. Não terá sido por acaso que Madonna escolheu o Solar dos Nunes para jantar quando se decidiu mudar para Lisboa.
“É para nós um orgulho imensurável e uma alegria infinda conseguir este galardão para Portugal”, assina em comunicado Susana e José António Nunes, proprietários do Solar dos Nunes, destacando o “reconhecimento europeu que vem engrandecer, deste modo, o exigente e esmerado trabalho que o restaurante tem vindo a fazer pela gastronomia portuguesa nos 34 anos de existência”.
O título de restaurante europeu foi entregue na cidade francesa de Dijon, onde aconteceu o congresso anual do Conselho Europeu de Confrarias, composto por sete países (Espanha, França, Itália, Grécia, Hungria, Bélgica, além de Portugal e Macau).
R. dos Lusíadas 68 (Cais do Sodré). Seg-Sáb 12.00-15.00, 19.00-01.00
+ Uma mão no México, outra no Japão. Assim é o Las Dos Manos, do chef Kiko
+ The World's 50 Best Bars: Red Frog é o 40.º melhor bar do mundo