Notícias

Telefilme ‘Vizinhas’ nomeado para os Seoul International Drama Awards

É um dos dez telefilmes da série 'Contado por Mulheres', uma produção da Ukbar Filmes emitida pela RTP. Além da nomeação para melhor filme para televisão, Natalina José está também nomeada na categoria de Melhor Actriz.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Vizinhas
©DRMargarida Carpinteiro e Natalina José, em 'Vizinhas'
Publicidade

Contado por Mulheres é um projecto inédito no audiovisual nacional. Com uma primeira temporada estreada em Novembro do ano passado e uma segunda ronda em Maio, é composto por um total de dez telefilmes, todos realizados por mulheres portuguesas. Entre eles, Vizinhas, telefilme da realizadora Sofia Teixeira Gomes, com as veteranas Natalina José e Margarida Carpinteiro a encabeçar o elenco, uma produção que agora se destaca na lista de nomeados dos Seoul International Drama Awards. Está nomeado nas categorias Melhor Telefilme e Melhor Actriz, pela prestação da actriz Natalina José. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 21 de Setembro, em Seul, na República da Coreia.

Com argumento da actriz Ana Brito e Cunha a partir do livro de contos Prantos, amores e outros desvarios, de Teolinda Gersão, o telefilme acompanha duas amigas de infância que se reencontram na terceira idade na aldeia onde cresceram e lutam para manter a promessa de ficarem juntas para sempre, enquanto os familiares as tentam internar num lar.

Nascida em Londres, a realizadora Sofia Teixeira Gomes trabalhou no Brasil, como coordenadora de projectos e em Espanha especializou-se em Direcção Audiovisual. Também passou por Cuba onde desenvolveu competências nas áreas da anotação e produção. É fundadora da produtora Cult Filmes, com sede no Brasil, e da Memória de Formiga, que opera em Portugal. E após muitos anos de luta na área do audiovisual parece ter encontrado o seu lugar ao sol neste Contado por Mulheres, uma iniciativa que tem por objectivo colmatar assimetrias de género nesta área.

Os Seoul International Drama Awards nasceram em 2005 para encorajar a indústria audiovisual internacional a desenvolver boas produções para televisão, sejam brindadas ou não com grandes orçamentos, das curtas às longas-metragens. São dezenas de países que todos os anos concorrem a estes prémios da Coreia do Sul. Este ano, na Competição Internacional, foram submetidas para avaliação 344 produções oriundas de 44 países e as categorias de nomeados dividem-se entre Telefilme, Minissérie, Série, Realização, Argumento, Actriz e Actor.

+ Ricardo Carriço e João Didelet integram elenco da nova temporada de ‘Jack Ryan’

+ ‘Warrior Nun’: cancelada pela Netflix, série com Alba Baptista vai regressar

Últimas notícias

    Publicidade