Notícias

Tem 22 dias (e não 52) para visitar museus gratuitamente até ao final do ano

A contagem estava por balizar. Segundo o Ministério da Cultura, tem 52 dias por ano para visitar, sem pagar, um conjunto de 38 museus e monumentos. Mas, de 2024, já sobram apenas cinco meses.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
Painel Grande Panorama de Lisboa, Museu Nacional do Azulejo
Mariana Valle LimaPainel Grande Panorama de Lisboa, Museu Nacional do Azulejo
Publicidade

A medida entrou em vigor na passada quinta-feira, dia 1 de Agosto. Cada pessoa, portuguesa e a residir em Portugal, tem agora direitos a 52 dias anuais para visitar gratuitamente um conjunto de 38 museus e monumentos espalhados pelos país.

Menos claro ficou, contudo, o período de contagem destes 52 dias de borla. Segundo a Time Out apurou junto do Ministério da Cultura, o regime de gratuitidade será de apenas 22 dias até ao final do ano, número de dias proporcional aos cinco meses de 2024 com a medida em vigor.

O período para usufruir das entradas gratuitas já está a contar. Em Janeiro de 2025, a contagem reinicia, aí sim com 52 dias para usufruir da entrada gratuita em museus e monumentos.

Em Lisboa, incluem-se no novo regime o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu de Arte Popular, o Museu Nacional de Etnologia, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu nacional de Arte Contemporânea, no Chiado, o Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional do Teatro e da Dança, o Museu Nacional do Traje, o Museu Nacional dos Coches, o Palácio Nacional da Ajuda, o Panteão Nacional, a Torre de Belém e a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.

A contagem dos dias gratuitos utilizados é feita pelas próprias instituições, após um registo, que requer o Cartão de Cidadão, feito aquando a primeira visita ao abrigo do regime.

A medida vem substituir a anteriormente implementada que estabelecia entradas gratuitas em museus e monumentos aos domingos (o número de dias é o mesmo, já que um ano tem, sensivelmente, 52 domingos).

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Museu do Design e da Moda volta a abrir portas no final do mês

Últimas notícias

    Publicidade