[title]
Se acha que nesta segunda-feira está frio, espere por terça. Pior, por quinta. Mas enquanto a maioria dos lisboetas tem, no mínimo, um tecto e acesso a uma manta quentinha, não há cobertor que valha a quem vive na rua.
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, o Plano de Contingência destinado aos sem-abrigo é activado "quando se verificam temperaturas mínimas de três ou menos graus por dois dias consecutivos", critério que pode mudar consoante a sensação térmica.
Desde sexta-feira que foi accionada a abertura antecipada dos centros de acolhimento, bem como o reforço das equipas de rua que distribuem agasalhos e bebidas quentes.
Mas o plano entra esta segunda-feira oficialmente em marcha, reforçado com a abertura às 19.00 do Pavilhão Municipal Manuel Castelbranco, nos Sapadores, que terá espaços de higiene, comida e agasalhos, e com a abertura das estações de metro do Rossio, Saldanha, Oriente e Intendente durante a noite.
De acordo com os dados do IPMA, a temperatura mínima para esta segunda-feira são 5ºC, para terça 4ºC e é esperado um mínimo de 3º para quarta-feira.