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Ao imaginar umas férias em Tenerife, provavelmente ocorrem-nos praias deslumbrantes num cenário de colinas pitorescas. Mas a realidade é menos idílica, já que o trânsito na ilha pode tornar-se num verdadeiro pesadelo. Agora, o governo está a planear algumas mudanças para resolver o problema. Especificamente, quatro novos serviços de comboio.
Na prática, o que está em curso é uma rede de caminhos-de-ferro para toda a ilha, composta por um total de 80 quilómetros de ferrovia, 22 dos quais com passagem através de túneis escavados nas montanhas. Prevê-se que esteja tudo concluído até 2045.
Cada comboio transportará cerca de 450 passageiros e terá uma velocidade máxima de 220 km/h. Acredita-se que, se todas as obras avançarem até 2040, 7,5 milhões de pessoas estarão a usar os comboios anualmente.
Após 20 anos de discussões, as obras devem começar até ao final da actual legislatura, que termina em 2027, e pensa-se que todo o projecto custará cerca de 4 mil milhões de euros. No entanto, a abordagem passa por uma linha ferroviária de cada vez.
“Em vez de precisarmos de 4 mil milhões de euros de imediato, estamos a ponderar fazê-lo por segmentos que requerem 300 ou 400 milhões de euros cada, tornando o projecto mais viável financeiramente”, disse Pablo Rodriguez, conselheiro regional para obras públicas e mobilidade, de acordo com o Express.
Embora os planos ainda não estejam todos confirmados, já se sabe como serão as rotas. O Comboio Sul serviria a costa leste da ilha, o Comboio Norte correrá ao longo do corredor da autoestrada TF-5, oferecendo ligações de alta velocidade entre Santa Cruz de Tenerife e Los Realejos, e o Comboio Oeste correrá entre Icod de los Vinos e Adeje.
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