Notícias

The Tailor: um novo atelier de roupa por medida em Lisboa

A discrição faz parte do negócio, bem como a versatilidade na hora de atender a todos os desejos do cliente. Fomos conhecer The Tailor.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
The Tailor
© Francisco Romão Pereira
Publicidade

É preciso subir até ao primeiro andar e tocar à campainha para entrar em The Tailor. Não é por acaso. Este espaço foi pensado, desde o primeiro dia, para ser discreto, intimista e afastado dos olhares de quem passa na rua. Bruno Guerreiro e Érico Ribeiro são os anfitriões deste pequeno apartamento, convertido em atelier de alfaiataria.

E tudo começa com uma lição de como bem receber. A sala, confortavelmente mobilada, é o primeiro de três ambientes. Numa espécie de sala de reuniões, os clientes são convidados a sentarem-se à mesa — é onde estão as amostras de tecidos (Loro Piana, Carnet, Zegna, Holland & Sherry, entre outras), ponto de partida para qualquer peça feita à medida. Quais as texturas ideais para cada época do ano? Que tipo de peças favorecem a estatura? O aconselhamento rumo ao fato perfeito começa aqui.

The Tailor
© Francisco Romão Pereira

"Há mais de 20 anos que trabalhamos juntos na área da moda. Sabíamos perfeitamente que a procura por este tipo de serviço é grande e muito específica", garante Bruno, à conversa com a Time Out. The Tailor abriu em Março e não partiu propriamente do zero no que diz respeito à clientela. Com uma carteira de clientes bem recheada, a dupla faz com que o serviço prestado seja também uma relação de longa data, assente na confiança.

Café? Chá? Champanhe ou vinho? O atendimento obedece a todas as comodidades, até mesmo no gabinete de prova, uma divisão espaçosa onde se tiram medidas e experimentam as diferentes peças e cortes. Em média, cada cliente passa aqui duas horas, mas há quem passe menos. Clientes de longa data dispensam tirar medidas e tendem a confiar nas escolhas de Bruno e Érico. São políticos e administradores de empresas, homens que valorizam a celeridade e a discrição.

The Tailor
© Francisco Romão Pereira

Nem só de fatos vive The Tailor. Para responder às exigências de quem só gosta de vestir por medida, as encomendas passam também por peças mais casuais (incluindo t-shirts, calças de ganga e malhas) e ainda vestuário de banho. Embora a maioria das peças seja confeccionada em Portugal, alguns fornecedores estão em Espanha, no caso do swimwear, e em Itália, onde também o calçado é feito por medida.

Mas os fatos continuam a ser os mais procurados, até por jovens em início de carreira, sem esquecer o mercado dos noivos, que já começam a trazer os amigos e a fazer do momento de prova uma celebração. Bruno e Érico rejeitam a ideia de um espaço elitista, apesar da localização privilegiada. Um fato por medida começa nos 790€ e pode chegar aos 5000€.

The Tailor
© Francisco Romão Pereira

O serviço tem cativado também mulheres, quer pela vertente da alfaiataria, quer pela necessidade de vestidos de festa, também eles feitos por medida. Arranjos de costura e lavandaria e engomadoria ao domicílio também fazem parte do leque de serviços, tal como a organização do closet. "É um serviço que tem sido muito procurado. As pessoas privilegiam a praticidade e não estão dispostas a perder tempo de manhã com um armário desorganizado", comenta Bruno.

Um serviço personalizado e praticamente chave na mão no que toca ao vestuário, mas onde cabem alguns complementos. The Tailor também já tem a sua própria linha de perfumes, desenvolvida em parceria com o catalão Toni Cabal. Com a loja online prestes a ser lançada, o catálogo irá aumentar em breve, sobretudo com produtos de lifestyle escolhidos a dedo. Enquanto isso, o pequeno apartamento no centro de Lisboa continua acessível apenas por marcação e, por muito concorrida que esteja a agenda, aqui só entra um cliente de cada vez.

Rua Braamcamp, 40C, 1º B. Marcações: 966 226 064, info@thetailor.pt ou Instagram.

+ Shein abre primeira loja pop-up em Lisboa

+ A Mustique chegou a Santos e trouxe os amigos

Últimas notícias

    Publicidade