[title]
Não faltam na Europa cidades perfeitas para andar a pé, mas às vezes o que apetece mesmo é fazer uma longa caminhada no meio da natureza. Felizmente, a Europa também tem muitas opções para isso, e as alternativas não param de aumentar – veja, por exemplo, esta nova rota de sete dias ou esta ilha que oferece alojamento gratuito para caminhantes.
No entanto, se prefere evitar caminhos muito procurados e escolher trilhos menos batidos, preste atenção. A Much Better Adventures compilou uma lista de rotas com pelo menos 20 km de extensão e poucas avaliações no Google – mas com uma alta classificação média. O resultado é o conjunto dos trilhos mais subvalorizados da Europa.
A liderar o ranking está o trilho de Laugavegur em Thórsmörk, Islândia, nas terras altas do sul do país. A caminhada de 52,9 km passa por montanhas coloridas de riolito (um tipo de rocha vulcânica, de composição semelhante ao granito), piscinas termais, glaciares e encostas vulcânicas, sendo, sem dúvida, ideal para quem aprecia variedade e paisagens dramáticas.
O trilho de Edelweiss Höhbalmen, na Suíça, ficou em segundo lugar, oferecendo vistas deslumbrantes do Matterhorn, e o trilho de Palenica Białczańska em Rysy, Polónia, conquistou a terceira posição, onde se podem ver mais montanhas e lagos de um azul impressionante.
Portugal integra a lista com o PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal, um trilho de 15 km na Bica da Cana, Madeira. O ponto mais alto do percurso fica a 1490 metros e oferece uma paisagem panorâmica sobre o vale da Ribeira Brava, com o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro como cenário.
Espreite o resto da lista abaixo.
Estes são os melhores trilhos de caminhada de 2024
- Laugavegur em Thórsmörk, Landmannalaugar, Islândia
- Trilho de Edelweiss Höhbalmen, Stafelalp, Suíça
- Palenica Białczańska, Morskie Oko, Rysy, Polónia
- Ehrwald, Coburger Hütte, Áustria
- Val Ferret, Les Ars Dessous, Itália
- Trilho de Fimmvörðuháls, Skógar, Þórsmörk, Islândia
- PR17, Caminho do Pináculo e Folhadal, Bica da Cana, Portugal
- Caminho Francês, Melide, O Pino, Espanha
- Pradera de Ordesa, Cola de Caballo, Refugio de Goriz, Espanha e França
- Palenica Białczańska, Vale dos Cinco Lagos Polacos, Morskie Oko, Polónia
Um passo de cada vez
Quando se trata de caminhadas, sabemos o caminho – consulte a nossa lista das melhores caminhadas no mundo ou a das melhores (e piores) cidades europeias para andar a pé.
+ 🌍 Time Out Index Survey: como está a vida na sua cidade neste momento? Responda já!