[title]
A maior parte das atracções turísticas não é propriamente exigente do ponto de vista físico. Normalmente há um elevador ou encontram-se mesmo à berma da estrada. Mas nem sempre é assim. Há locais que só são alcançáveis se estiver disposto a escalar ou a fazer trekking até lá. Para descobrir quais as mais exigentes, o grupo britânico de ginásios PureGym decidiu analisar o número de passos necessários para experimentar cerca de 70 atracções turísticas espalhadas pelo mundo, bem como a mudança total de altitude e a temperatura média diurna do local. O estudo resultou numa lista com as 25 atracções turísticas mais exigentes do mundo.
Em primeiro lugar, está a maior escada de madeira do mundo. Localizada no fiorde de Lyse, próxima da cidade de Stavanger, na Noruega, a Flørli tem um total de 4444 degraus e envolve uma subida de 740 metros até ao topo. Segue-se o Manitou Incline, uma trilha de caminhada no Colorado, e o Castelo Poenari, também conhecido como o Castelo do Drácula, na Roménia, em segundo e terceiro lugares respectivamente. “O resto do top é composto por uma variedade de pontos de referência – embora seja claro que as catedrais antigas e outros locais religiosos que não foram modernizados com elevadores são definitivamente um tema comum quando se trata de trabalhar arduamente para conseguir uma vista!”, lê-se em comunicado.
Portugal também entra na lista, graças ao Castelo dos Mouros, em Sintra, com os seus 500 degraus e uma elevação de 412 metros. Ficou num notável nono lugar.
As atracções turísticas que exigem mais esforço físico
- Flørli Stairs, Noruega
- Manitou Incline, EUA
- Castelo Poenari, Roménia
- Santuário Konpira-san, Japão
- O Assento de Artur, Escócia
- Fortaleza Sigiriya, Sri Lanka
- Parque Guell, Espanha
- Mosteiro Petra, Jordânia
- Castelo dos Mouros, Portugal
- Cavernas Batu, Malásia
- Degraus de Vindhyagiri, Índia
- Ponte do Porto de Sydney, Austrália
- Pedra de Guatapé, Colômbia
- Catedral de Sevilha, Espanha
- Porta do Paraíso, China
- Castelo Monolithos, Grécia
- Cristo Redentor, Brasil
- Farol de St. Augustine, EUA
- Muralhas da Cidade de Dubrovnik, Croácia
- Catedral de Florença, Itália
- Sagrada Família, Espanha
- Farol do Cabo Hatteras, EUA
- Palazzo Vecchio, Itália
- Torre de Tóquio, Japão
- Ilha Skellig Michael, Irlanda
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Esta bela região italiana paga 30 mil euros a quem se mudar para lá