[title]
O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, já tinha anunciado o lançamento de uma moeda digital local, como um dos compromissos para o seu terceiro e último mandato, na cerimónia de reeleição, em Outubro. Agora, a autarquia confirma a notícia, num comunicado disponível online, e convida todos os cidadãos – que residam, trabalhem, estudem ou frequentem o concelho – a responder a um questionário “muito importante para a concretização do projecto”.
A Cashcais, que está na fase final de implementação, nasceu há três anos no âmbito de um projecto académico, em parceria com a Universidade Nova SBE, e servirá de base às transações de serviços e bens municipais. Além dinamizar a economia local do concelho, através da oferta de um cashback (devolução de uma percentagem) nas compras nos parceiros aderentes, a ideia é recompensar os utilizadores por acções de carácter ambiental, social e de cidadania e que ajudem a melhorar a sua própria saúde e qualidade de vida.
“A visão estratégica da Cashcais é ser uma moeda para tudo e para todos, estabelecendo uma economia circular no concelho”, lê-se no tal comunicado da autarquia, que continua a investir em ferramentas para “um capitalismo mais sustentável, mais responsável e menos predatório”, como o programa piloto iREC – Inovar a reciclagem, que promove comportamentos mais sustentáveis através de um programa de pontos na app CityPoints Cascais, para trocar por prémios e experiências oferecidas pelo município.
+ Descubra a Time Out Cascais: um site com o melhor da vila à beira-mar
+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana