[title]
Já se conhecem os vencedores dos World Travel Awards 2022, considerados os Óscares do turismo. A entrega de prémios da 29.ª edição europeia decorreu na noite de sábado, 1 de Outubro, em Maiorca, Espanha. Portugal arrecadou três dezenas de prémios, incluindo o de Melhor Destino Europeu, que tinha perdido o ano passado para a Grécia.
Lisboa também brilhou, tendo arrecadado quatro distinções: Melhor Destino do Mundo para escapadinhas (city break), Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar e Melhor Destino de Cruzeiros – o Porto de Lisboa foi, naturalmente, premiado com o galardão de Melhor Porto de Cruzeiros da Europa.
“Os prémios que hoje Lisboa recebe reflectem a aposta na qualidade do turismo em Lisboa. Estamos a recuperar e a reposicionar Lisboa como uma capital cada vez mais atractiva, em que o turismo se cruza com outros sectores, como a cultura, o comércio, a ciência ou a inovação”, afirmou Carlos Moedas, presidente da autarquia e da Associação Turismo de Lisboa, em comunicado, na sequência da atribuição de prémios. Em 2021, Portugal ganhou 26 prémios, menos quatro do que este ano.
Além da capital portuguesa, o Porto destacou-se como Melhor Destino de Cidade e o Algarve como Melhor Destino de Praia. Já os Açores foram considerados o Melhor Destino de Turismo de Aventura, ainda que a Melhor Atracção Turística e Melhor Atracção de Turismo de Aventura se encontre em Portugal continental: são os Passadiços do Paiva, em Arouca, claro. O prémio de Turismo Responsável foi, mais uma vez, atribuído ao projecto Dark Sky Alqueva.
As distinções atribuídas são resultado de uma votação mista: do público e de profissionais de turismo. A lista completa de vencedores, que inclui também a TAP e a Amazing Evolution, está disponível para consulta online.
+ O melhor pastel de nata de Lisboa fica na Casa do Padeiro na Pontinha
+ Jardins Abertos abre portas a dez novos espaços verdes de Lisboa