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Chamamos táxis, veículos TVDE, chamamos tudo e mais alguma coisa, mas até agora não podíamos chamar um autocarro. Até agora. A Carris acaba de lançar uma aplicação para viajar num autocarro a pedido. Até 15 de Julho está em marcha a primeira fase do projecto piloto, chamado XBUS, para já a circular numa área delimitada da cidade de Lisboa.
Na paragem da Carris nº 1501, mesmo ao lado da Gulbenkian, passageiros aguardavam pelo 746. Nós estávamos na paragem X14, a mesma, mas a aguardar um autocarro que tínhamos acabado de solicitar com a ajuda de uma app no telemóvel. Na outra mão tínhamos um cartão VIVA, carregado para circular nos transportes públicos da cidade, incluindo o XBUS, que estava mesmo a chegar para nos levar à paragem X40, no Campo Pequeno.
![Autocarro a pedido](https://media.timeout.com/images/105792361/image.jpg)
Ao todo, são 60 as paragens da fase de testes do projecto, um serviço que pode experimentar até 15 de Julho, numa área que abrange as freguesias das Avenidas Novas, Campolide e São Domingos de Benfica. Só precisa de descarregar a app XBUS da Carris (disponível para iOS e Android), onde pode escolher as paragens de origem e destino. Depois de efectuar o pedido, é possível acompanhar o autocarro em tempo real. Como se estivesse a usar um serviço de TVDE, tal e qual, mas mais barato, já que o preço da viagem é igual ao aplicado na restante frota da Carris. Se não quiser ou não puder descarregar a app, é possível utilizar o serviço por telefone, através da linha de atendimento da Carris (21 361 3050).
![app autocarro a pedido](https://media.timeout.com/images/105792363/image.jpg)
Passados poucos minutos do pedido de viagem, chegou o nosso XBUS, um autocarro mais pequeno com 12 lugares sentados, 15 em pé e rede Wi-Fi. O motorista abriu a porta, confirmou o nome do cliente que tinha solicitado o serviço e entrámos, bastando para isso validar o cartão VIVA, como noutro autocarro qualquer. Também é possível aceder à viagem com um passe Navegante ou um bilhete a bordo caso tenha chamado o XBUS assim num impulso.
Nesta fase de testes, o autocarro a pedido está disponível nos dias úteis, das 08.00 às 20.00, e todos os clientes estão convidados a darem a sua opinião sobre o serviço através da própria app, usando o código QR disponível nas viaturas ou por e-mail. "Um dos objetivos deste primeiro teste é perceber a receptividade dos clientes da Carris a este modelo inovador de serviço de transporte público. Em função dos resultados e das indicações que sejam recolhidas nas próximas semanas serão avaliados novos testes, sendo que a Carris tem financiamento aprovado pelo Mecanismo Interligar a Europa para realizar mais pilotos no âmbito do projeto Europeu C-STREETS até 2023", explica o departamento de comunicação da Carris à Time Out.
![mapa autocarro a pedido](https://media.timeout.com/images/105792362/image.jpg)
Ainda não há uma previsão sobre quando este serviço poderá integrar a oferta permanente da Carris, porque muito também irá depender do feedback dos clientes que decidam experimentar o XBUS. Só depois se poderá avaliar “a melhor forma de explorar esta nova tecnologia em benefício da população de Lisboa”, ou, diz a mesma fonte, “dar um passo atrás, avaliar outros casos de uso ou até mesmo seguir outro caminho”, caso a reacção dos clientes não seja positiva. Mas o importante (e neste caso fundamental) é mesmo participar, por isso explore com atenção o mapa do serviço XBUS, também disponível no site oficial do projecto, e mande vir.
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