Notícias

Zé Pedro ganhou uma estátua na rua onde cresceu, nos Olivais

O antigo guitarrista dos Xutos & Pontapés, que morreu em 2017, tem agora um jardim com o seu nome. Escultura da autoria de Pedro Barbosa foi inaugurada no sábado.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Inauguração da estátua de Zé Pedro
DR/CMLInauguração da estátua de Zé Pedro
Publicidade

José Pedro Amaro dos Santos Reis, conhecido por todos como Zé Pedro, morreu em 2017, aos 61 anos, em casa. Antes disso, teve muito para contar, como a fundação de uma das mais populares bandas de rock portuguesas de sempre, os Xutos & Pontapés. No sábado, 30 de Novembro, o guitarrista foi homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e pela Junta de Freguesia dos Olivais (JFO), ganhando uma escultura num jardim que agora tem o seu nome.

A decisão de criar o Jardim Zé Pedro, nos Olivais, ao lado da casa onde cresceu, foi tomada há um ano, numa reunião da Câmara Municipal de Lisboa. Na cerimónia de inauguração, Carlos Moedas, presidente da CML, sublinhou como o músico "tocou a vida de milhões de pessoas, aqui neste jardim, perto da casa onde cresceu, e junto à garagem onde tudo começou". "Ele entendia a música como um acto de partilha, como uma ponte que liga as pessoas e as emoções. Foi um embaixador da cultura portuguesa, levando o seu nome para os palcos de todo o mundo”, afirmou.

O Jardim Zé Pedro fica na Rua General Silva Freire, perto da casa onde o músico viveu desde os seis anos.

🪖 Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok

📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook

Últimas notícias

    Publicidade