O aspecto é deslumbrante: quantidades pré-obscenas de cremes meticulosamente armados e decorados encandeiam o nosso olhar já esfaimado. O que este aspecto acaba por secundarizar, mas que a trinca restitui de imediato, é a superioridade da massa. A fermentação de 24 horas é, mais do que um statement, uma garantia de estrutura, elasticidade, leveza e sabor, de tal forma que, mesmo sendo os cremes óptimos, acabei por me arrepender de não me ter detido nas opções mais simples.
Escolhi Crème Brûlée, Tiramisù e Boston Pie, porque gosto de exercícios de reconstrução. No primeiro, a rodela de massa é submersa por um creme de baunilha e um caramelizado amélie-poulainiano. O creme é indulgente, muito cremoso e denso, mas sem qualquer vestígio de sabor de amido ou outro espessante (ponto delicado nestes cremes) e lá estava a baunilha, a chegar ao gosto e a denunciar-se pelos pontinhos pretos.
No Tiramisù, o dónute é coberto por um creme de mascarpone, por sua vez coberto por uma neve de cacau. Achei-o um pouco menos conseguido, só pelo facto de se sentirem pouco os elementos característicos do tiramisù, o travo alcoólico e o mascarpone.
O Boston Pie reconstrói, em modo dónute, o típico bolo norte-americano: o creme de baunilha recheia a massa, que é coberta por uma excelente ganache de chocolate.
Para o fim, deixei o único escolhido com frutas, o Strawberry & Cream (morango e natas): finalmente encontramos o tão típico glacê de açúcar que, em geral, odeio. Menos em dónutes, onde encontro prazer nesta trinca ultradoce e esfarelenta. Aqui, o sabor a morango ácido chega primeiro que tudo, cortando a investida totalizante do açúcar.
O tamanho de cada um é muito generoso, pelo que a partilha é uma opção a considerar, a menos que se opte por fazer uma refeição de dónute, dando uso às vantagens de se ser adulto.
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