De lés a lés: a Rota de Tapas Estrella Damm voltou!

Uma boa cerveja serve-se fresca, em copo de vidro. Uma óptima cerveja? Serve-se com tapas exclusivas. De norte a sul, já se nota o burburinho: a Rota de Tapas Estrella Damm está de volta.

Rota de Tapas Estrella Damm
D.R.
Time Out em associação com Estrella Damm
Publicidade

QUANTAS FORMAS DE BEBER CERVEJA HÁ?

Em garrafa ou à pressão, respondem uns; em casa ou num restaurante, afirmam outros. Bem acompanhada – isso querem todos. A Rota de Tapas Estrella Damm está de regresso (e é já a 16a edição!) para celebrar mais uma vez um casamento em que todos são felizes para sempre: o da boa gastronomia com a melhor cerveja. 

De 4 a 26 de Outubro, 150 estabelecimentos abrem portas a todos os que procuram um bom petisco. Desta vez, há 10 cidades aderentes: Braga, Guimarães, Porto, Aveiro, Leiria, Covilhã, Lisboa, Setúbal, Faro e Ponta Delgada. Há petiscos para todos os gostos, e até o preço é apetecível: uma tapa e uma cerveja por 5€, em qualquer espaço que escolha.

DOIS É BOM, TRÊS NUNCA É DEMAIS!

Quem diz três, diz quatro ou cinco, porque cabe sempre mais um brinde e mais um petisco quando estamos em boa companhia. A maravilha da Rota de Tapas Estrella Damm é poder, numa mesma cidade, percorrer os vários restaurantes com tapas desenvolvidas exclusivamente para o evento, no mesmo dia e sem ter de pegar no carro. Na capital, por exemplo, a rota multiplica-se por três bairros – Alvalade, Parque das Nações e Chiado. 

Tem 23 dias para provar todas as iguarias da sua cidade. E, quem sabe, dar um saltinho às cidades vizinhas. 

Há muito para (re)descobrir

Todas as edições há novos restaurantes a entrar na rota, num espírito de comunidade gastronómica que reúne os portugueses à mesa. Entre estreias absolutas e veteranos, há sempre o desafio de uma tapa nova e uma descoberta do que de melhor se faz no país.

Para não se perder, deixamos sete restaurantes que valem a visita (ou até um desvio).

Lisboa

Se andar entre a Baixa e o Cais do Sodré, dê um saltinho ao Planto, de Vitor Adão, para provar o Coração de Alface e Atum, tapa exclusiva da Rota de Tapas Estrella Damm. O Oitto, de Carlos Afonso, também faz parte da lista, com uma Tiborna Alentejana.

Aveiro

Entre uma visita às salinas e uma viagem de moliceiro, sente-se no Courage, onde o chef Tiago Santos preparou uma Tapa de Choco Frito, ou no Clandestino, onde os Mini Clandrés do chef Duarte Eira estão à sua espera. Na loucura... sente-se nos dois.

Guimarães

O berço da nação é também, em Outubro, berço de exclusivas e deliciosas tapas. O Dois Em Um do Papaboa, pelas mãos da chef Isabel Vitorino, e a Sarda Curada e Gaspacho, criação da chef Liliana Moura no Hool, são obrigatórios.

Uma tapa para mim, uma tapa para todos

Tapas há muitas, e garantimos que há uma para cada paladar. Fizemos uma selecção, mas não deixe de consultar o site, explorar todos os restaurantes e organizar a sua própria rota.

Para quem prefere peixe

Time to Food - Braga

Norma - Guimarães

A Fábrica da Picaria - Craft Beer Brew Pub - Porto

Necas’ House - Aveiro

Taberna A Laranjinha - Covilhã

Adega Popular - Leiria

Já te Disse - Lisboa (Parque das Nações)

Barista Gastrobar Café - Setúbal

Vila Adentro - Faro

Wine Tapas & Gin: Tā Gente - Ponta Delgada 

Para quem não dispensa a carne

O Arco - Braga

Cantinho do Fadista - Guimarães

Rittos Taberna - Porto

Un Poco Loco - Aveiro

ComFusão, Sabores ComSentidos - Covilhã

A Adega das Francesinhas - Leiria

Picanha da Lola - Lisboa (Alvalade)

Lava Jazz - Ponta Delgada

Para vegetarianos

Nocha’s Tapas & Wine - Braga

Gharb - Porto

Yeah - Aveiro

Casa das Muralhas - Covilhã

Koború - Leiria

Prego LX Wine & Gin -

Lisboa (Parque das Nações)

Bardo - Taverna Medieval - Setúbal

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade