Hoje, fará mais efeito um comentário à mesa sobre os aromas a casca de amêndoa do azeite do que um chavão qualquer sobre uma casta do Douro. O sumo de azeitona está na moda e tornou-se um produto sofisticado, que vai mesmo além do próprio líquido. A embalagem das marcas mais prestigiadas são autênticas peças de design e um presente de Natal original.
Isto mesmo pode ser confirmado no livro Os 100 Melhores Azeites de Portugal, que acaba de ser lançado pela Lua de Papel. Estão lá todas as marcas que têm trazido prémios internacionais para Portugal nos últimos anos, para além de dicas sobre como se tornar num provador habilitado ou aprender a cozinhar com azeite, usando receitas de chefs portugueses.
O autor é Edgardo Pacheco, o jornalista gastronómico que mais sabe do assunto em Portugal e que dedicou os últimos anos à causa. Quando não está a produzir o programa Prato da Casa, na CMTV, ou a escrever sobre comida e vinhos no Correio da Manhã e no Jornal de Negócios, Edgardo passa o tempo com o nariz enfiado num copinho a cheirar azeites ou a visitar produtores.
Ninguém por isso melhor do que ele para nos ajudar a escolher estas dez garrafas, excelentes prendas para pôr no sapatinho ou para regar o bacalhau da consoada.