A La Focacceria Pugliese é um restaurante de comida rápida em Campo de Ourique – tão rápida que há um desconto de 10% para quem faz take-away. Abriu há coisa de dois anos num espaço mais pequeno e mudou-se depois para a esquina da Tomás da Anunciação com a Coelho da Rocha, ganhando espaço e diversidade de oferta.
Para o efeito, que é servir comida rápida a preços em conta, está ajustado. Nada do que se come é fora de série (incrível ou de perder a cabeça), algumas vezes vezes é requentado antes de chegar à mesa, mas nem isso difere de outros negócios do género em Itália (ou das pizzarias al taglio de Lisboa). Falo por exemplo de um panzerotto, semelhante a uma mini-calzone, mas frito em vez de feito no forno, aqui aquecido antes de ser servido – muito bom diavolo, com chouriço picante, num molho de queijo e tomate, a fazer lembrar um pastel de massa tenra. Há também focaccias, diferentes das que se costumam ver, vindas da Apúlia (zona correspondente ao salto da bota), altas, estaladiças, cobertas com ingredientes – boa a de alecrim, cebola roxa e sal. Interessantes também as cicci farciti, com massa de pizza na base e no topo, mas sem que os ingredientes vão ao forno (só a massa). Gostei da clássica, com presunto italiano, queijo stracciatella, tomate temperado e rúcula. Há ainda que cumprir a quota da burrata, aqui uma burratina de qualidade média.
Uma refeição anda entre os 10-15€ por pessoa e em 40 minutos sai-se jantado – tudo o que se quer num restaurante de comida rápida.
*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.