1. Os pauzinhos
Agarre nos pauzinhos com a mão direita, a colher na esquerda, ou o contrário se for canhoto ou lhe der mais jeito. Se não sabe comer com pauzinhos, não coma ramen.
A sopa japonesa ramen, cujo segredo máximo está no caldo e nas suas horas de preparação, está na moda em Lisboa. É reconfortante quando cai no estômago mas não é assim tão fácil comê-la em público, correndo o perigo de respingar por todo o lado, roupinha lavada incluída. E come-se primeiro a massa toda e outros sólidos (proteína e legumes) ou sorve-se o caldo todo primeiro? Para que é que vêm pauzinhos e colher se isto escorrega tudo? Enquanto nascem e não nascem mais sítios para provar as diferentes variedades de ramen (ou achava que era só uma canjinha com massa lá para dentro?) e para comer confortavelmente o calduço, deixamos-lhe aqui sete regras para comer ramen como um japonês.
Recomendado: Como comer picante como um indiano
Agarre nos pauzinhos com a mão direita, a colher na esquerda, ou o contrário se for canhoto ou lhe der mais jeito. Se não sabe comer com pauzinhos, não coma ramen.
Apanhe apenas pequenas porções de massa de cada vez.
Pegue na massa com os pauzinhos e, se necessário, com a colher ajude a elevar as pontas na outra extremidade.
Alterne massa ou outros sólidos com uma colher de caldo. Não deixe o caldo para o fim.
O ramen tem de vir a ferver, a fumegar. Se não a gordura começa a gelificar e torna-se enjoativa. Mande para trás se estiver só quentinho. É por esta razão que as melhores casas de ramen no Japão servem ao balcão, diminuindo-se assim a distância entre a fonte de calor e o cliente.
O ramen não é comida para estar na palheta com o amigo. Em Tóquio, um japonês despacha um ramen em cinco minutos. Em Lisboa, damos-lhe 15. Mais do que isso e fica tudo morninho.
Quando come a massa pode sorvê-la, deixando entrar um pouco de ar para arrefecer a boca. O ruído bucal é tolerado no Japão, mas pode ser severamente censurado em Lisboa.
É uma das grandes tendências de street food à escala planetária e Lisboa não ficou indiferente aos pães recheados e cozinhados a vapor que vieram da Ásia.
Comida japonesa não é, de todo, só sushi, mas há já umas boas mãos-cheias de restaurantes que servem sushi de qualidade confeccionado com talento. Até porque a qualidade do peixe português é uma dádiva para os sushimen a operar em Lisboa. Há cada vez mais restaurantes japoneses onde o sushi assume o papel secundário. Prove o melhor da gastronomia daquele país num destes 19 restaurantes japoneses.
Discover Time Out original video