Ballet Nacional da China

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A Time Out diz

CARMEN

Estreia absoluta a 21 de fevereiro de 1949, pelo Ballets de Paris, Londres
Estreia pelo Ballet Nacional da China a 10 de novembro de 2005, no Peking University Hall, Pequim, China

Cena 1: Trabalhadoras da fábrica de cigarros
As trabalhadoras da fábrica de cigarros chegam à praça e juntam-se ao povo. Ouve-se um grito: Carmen discute e luta com uma trabalhadora. D. José aparece para separá-las, e fica encantado com a beleza de Carmen. Por sua vez, ela ignora D. José, que não desiste de a seguir.

Cena 2: Pousada de Lillas Pastia
Na pousada, vários homens e mulheres entram e saem. Entre eles, D. José entra e entusiasma-se ao ver Carmen dançar. Ela dança de forma sedutora para ele. D. José leva-a para um quarto.

Cena 3: No quarto
De manhã cedo, os dois amantes dançam um longo dueto. Chegam três contrabandistas à pousada à procura de Carmen. D. José concorda juntar-se a eles, e partem juntos.

Cena 4: No celeiro
Os três contrabandistas, Carmen e D. José estão escondidos, vigiando a estrada para roubar algum viajante. Carmen pede a D. José que mate alguém como prova do seu amor. D. José, completamente apaixonado, mata uma pessoa e rouba a sua carteira. Depois de dividirem os lucros, os três contrabandistas e Carmen fogem, deixando D. José para trás.

Cena 5: A tourada
A multidão aguarda que o matador entre na arena (do anfiteatro?). Escamillo aparece no seu uniforme brilhante e fita Carmen intensamente. Enquanto a multidão se acomoda nos lugares, D. José salta e agarra Carmen, querendo levá-la. Carmen desdenhosamente afasta-se. Chega a hora da verdade: D. José matou uma pessoa por Carmen, e mesmo assim ela não o quer. Tal como na arena touro e matador lutam, também Carmen e D. José lutam ferozmente fora dela. D. José acaba por dominar e esfaqueia Carmen, matando-a e ao seu amor por ela.

GISELLE

Estreia mundial a 28 de Junho de 1841, Teatro da Real Academia de Música, Paris
Estreia na China a 13 de Junho de 1960, Teatro Tianqiao, Pequim
Remontagem pelo Ballet Nacional da China a 3 de Abril de 2014, Teatro Tianqiao, Pequim

Primeiro Ato: Na vila Rhine Conde Albrecht, um nobre, disfarça-se de camponês para ir caçar. Hans, um pastor, está loucamente apaixonado por Giselle mas descobre que esta está apaixonada por Albrecht e fica cheio de ciúmes.
O grupo de caçadores nobres vem à aldeia para descansarem e tomarem refrescos, Bathilde, filha do Duque, oferece um colar de ouro a Giselle. Quando a nobreza regressa à caça aparece Hans de dentro de uma cabana, com uma espada, prova de que o suposto camponês é, na verdade, um nobre. Hans denuncia Albrecht como impostor, e ainda revela que Bathilde é a sua noiva. O choque causado pela duplicidade de Albrecht é demasiado grande para a frágil constituição de Giselle, que enlouquece e morre de coração partido.

Segundo Ato: Numa clareira na floresta, perto do túmulo de Giselle, as Wilis são convocadas pela sua rainha, Myrtha. As Wilis são espíritos de donzelas cujos noivos as abandonaram antes do seu casamento. Estes espíritos estão destinados a vaguear pela terra, da meia-noite ao amanhecer, para toda a eternidade, encurralando qualquer homem que entre no seu domínio e forçando-o a dançar até à morte, como forma de vingança. 
Myrtha descobre Hans na floresta e ordena às Wilis que dancem à sua volta até à sua morte.
Albrecht, sentindo-se culpado e com remorsos, visita o túmulo de Giselle. Ele vê o seu espírito e segue-o até à floresta. Myrtha encontra Albrecht e ordena que ele tenha o mesmo destino que Hans. Neste momento, Giselle salva-o da morte. 
O dia amanhece, as Wilis e a sua rainha perdem os seus poderes e retiram-se para o seu reino. Giselle regressa ao seu túmulo com as Wilis. Albrecht fica caído no chão, para sempre infeliz.

THE YELLOW RIVER

Estreia absoluta a 21 de Setembro de 1999, Beijing Exhibition Hall Theatre

The Yellow River é uma peça de 28 minutos de duração, coreografada por Chen Zemei, professor na Beijing Dance Academy. Estreado em Setembro de 1999, com música do famoso concerto para piano "Yellow River", inspirado na "Yellow River Cantata", composta durante a Segunda Guerra Mundial, por um dos maiores músicos chineses, Xian Xinghai.
The Yellow River é um trabalho patriótico, com uma demonstração exuberante de passos de dança e movimentos acrobáticos. O Rio Amarelo tem sido, ao longo dos tempos, fonte de inspiração para poetas, músicos e outros artistas. Por exemplo, um poema sobre a travessia das tropas durante a Guerra Sino-Japonesa inspirou o compositor Xian Xinghai a escrever o seu "Yellow River Cantata" em 1939. Trinta anos mais tarde, nos anos setenta, um famoso pianista chinês, em conjunto com outros músicos, adaptaram esta peça para um concerto para piano. É esta obra, ou partes dela, que inspirou este "ballet celebração", pelo Ballet Nacional da China. A companhia apresenta este trabalho para demonstrar a sua versatilidade, ao combinar ballet com dança chinesa. The Yellow River usa imagens marcantes, que simbolizam o forte espírito nacionalista chinês, em quatro movimentos.

FICHA ARTÍSTICA

CARMEN
Coreografia: Roland Petit, a partir do romance de Prosper Merimée
Música: Georges Bizet
Cenário e figurinos: Antoni Clavé
Assistente do coreógrafo: Luigi Bonino
Ensaiador: Jean-Philippe Halnaut

GISELLE
Coreografia original: Jean Coralli, Jules Perrot, Marius Petipa e Sir Anton Dolin
Música: Adolphe Adam
Libretto: Teophile Gautier e Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges
Produção: Ballet Nacional da China
Conceção e direção: Feng Ying
Cenário: Gong Xun
Desenho de luz: Liu Zhao
Figurinos: Yue Songshan
Maquilhagem e caracterização: Xu Bin
Direção executiva e Ensaiador responsável: Xu Gang

THE YELLOW RIVER
Coreografia: Chen Zemei
Arranjo musical: Yin Chengzong, Chu Wanghua, Sheng Lihong, Liu Zhuang (adaptação de "Yellow River Cantata de Xian Xinghai)
Cenário: Zeng Li
Desenho de luz: Qu Yongde

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