1. jardim de inverno do S. Luiz
    ©DR
  2. São Luiz Teatro Municipal
    ©Alfredo Rocha

Crítica

São Luiz Teatro Municipal

4/5 estrelas
  • Teatro
  • Chiado
  • Recomendado
Publicidade

A Time Out diz

Apostamos que não faz ideia da quantidade de nomes que este teatro já teve, até se fixar em São Luiz, já na década de 70 do século XX. Foi inaugurado em 22 de Maio de 1894, como Teatro Dona Amélia, à época rainha de Portugal, com um ar parisiense e cosmopolita, não fosse o projecto do arquitecto francês Louis Reynaud. Com a queda da monarquia e fuga da família real em 1910, foi rebaptizado como Teatro da República. Depois do violento incêndio de 1914, o arquitecto Tertuliano Marques reconstroi o teatro. Em 1928  foi novamente remodelado, desta vez para adaptação a cinema, passando a chamar-se São Luiz Cine, tendo estreado com a projecção do filme Metropolis de Fritz Lang. Em 1930, foi modernizado, passando a ser o primeiro cinema sonoro de Portugal.E se na década de 60 entrou em declínio, hoje é uma das mais concorridas salas de espectáculos da capital, em pleno Chiado. 

Detalhes

Endereço
Rua António Maria Cardoso, 38
Lisboa
1200-027
Transporte
Metro Baixa-Chiado. Bus 28E, 758
Horário
Seg-Dom 13.00-20.00

Novidades

Misty Fest

O Misty Fest volta a levar músicos de todo o mundo a vários pontos do país, de 1 de Novembro a 1 de Dezembro. Em Lisboa, os primeiros dois concertos estão marcados para 8 de Novembro, no Teatro São Luiz e no Capitólio onde tocam, respectivamente, Maria João & André Mehmari e Christian Löffler; e terminam a 29 de Novembro, no Village Underground, que recebe Manuel Fúria. Pelo meio há mais de uma dezena de espectáculos na capital, destacando-se a actuação do versátil trio de jazz inglês GoGo Penguin, com Daudi Matsiko na primeira parte, a 26 de Novembro, no CCB.
  • Festivais de música

Volta para a tua Terra

Depois da estreia em Guimarães, em Junho, a peça é apresentada no São Luiz, no âmbito do Alkantara Festival. Keli Freitas é brasileira e vive em Portugal. Partindo da sua busca pela bisavó portuguesa, aborda as ideias de imigração e pertença, procurando levantar questões como o que é ser cidadão, ou onde fica a “minha” e a “tua” terra.

Glimmer

No São Luiz, os Micro Audio Waves apresentam o seu mais recente álbum Glimmer. Mas isto não é só um concerto, é mais do que isso. Em palco, junta-se à banda a bailarina Gaya de Medeiros, num espectáculo que inclui vídeos de Stella Horta e arte digital de Guilherme Martins, David Ventura e Marco Madruga. Os figurinos são assinados por Constança Entrudo. 

Cristina Branco

Fadista portuguesa. Associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, revisitando o disco Abril, lançado em 2007 e repleto de canções de José Afonso, no palco do Teatro Municipal São Luiz.
  • Fado

Hamlet, l'ange du bizarre

A tragédia em torno de Hamlet é uma das obras mais conhecidas de William Shakespeare e conta com um número infindável de adaptações. Desta vez, é Miguel Moreira e a companhia Útero que contam a história, propondo-lhe mais questões do que respostas. Num espectáculo híbrido, que combina dança e teatro, é também retomado o universo de Edgar Allan Poe, autor de The Angel of the Odd (L’Ange du Bizarre na tradução de Baudelaire).
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar