O Gerês tem a particularidade de ser um destino alheio às estações do ano e embora concordemos que no Verão dê para aproveitar a paisagem com outra leveza, só no Inverno é que se pode explorar livremente sem ter de serpentear por entre os grupos de turistas que por lá andam. É certo os mergulhos na piscina panorâmica exterior e os banhos de sol na praia fluvial vão ter de esperar pelo tempo quente, mas tudo o que envolver calçar uns ténis confortáveis, encher uma mochila com um lanche reforçado e partir à descoberta da serra-cor-de-esmeralda, dá para fazer todo o ano, mesmo quando há aventuras dentro de água metidas ao barulho.
Antes de começar, um bocadinho de contexto: Valdosende é uma das freguesias de Terras de Bouro, uma vila minhota que está muito perto de ser um dos segredos mais bem guardados do Norte do país. Mas não é um Norte qualquer, é mesmo no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, especificamente à beira do rio Cávado e numa zona histórica que ainda preserva vestígios de um caminho romano de 30 km, naquela que é a maior concentração de marcos miliários epigrafados da Península Ibérica.
Isto tudo para dizer que é lá, num cenário idílico e ainda selvagem q.b., que o Agrinho Suites & Spa decidiu estacionar. É um hotel de natureza? É. Mas não só. Também é um espaço de actividades ao ar livre e de muita paz e sossego.
Recomendado: Duas escapadinhas no interior de Portugal para desligar e reconectar