Parque Água Branca São Paulo
DR/Luiz Coelho L&C
DR/Luiz Coelho L&C

Cinco passeios gratuitos em São Paulo

Se acha que em São Paulo é só gastar dinheiro, então anote estas cinco dicas que os editores da Time Out São Paulo têm para lhe dar. Aproveite algumas jóias da cidade sem gastar um tostão.

Publicidade

Não importa a situação financeira, fazer um passeio gratuito é sempre uma boa ideia. Afinal, quem não gosta de sair da rotina e fugir dos roteiros clichês sem gastar muito? Está na hora de espreitar estes passeios gratuitos.

Cinco passeios gratuitos em São Paulo

Parque da Água Branca

O Parque da Água Branca, que tem a entrada de animais proibida, guarda um pedaço do interior cafeeiro de São Paulo. Conserva refúgios no meio da cidade e nem parece que se encontra na imensa Avenida Matarazzo – não estranhe se encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves no meio dos visitantes. Ideal para ler um livro, fazer exercícios ao ar livre, meditar ou fazer um piquenique nas mesas de madeira no meio de árvores e muito verde.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 05.00 às 20.00

Galeria Vermelho

Cansado dos mesmos passeios e exposições com filas quilométricas? A Galeria Vermelho é uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, já que o espaço incentiva a novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos. Ao todo são três casas no bairro Higienópolis que foram restauradas e formam o ambiente perfeito para quem quer sair da rotina e conhecer lugares novos.

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10.00 às 19.00; sábados, das 11.00 às 17.00.

Publicidade

Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca do Estado tem recebido as principais exposições que chegam à cidade, sem contar com as mostras permanentes que ocupam os andares superiores do local. Está localizada num lugar privilegiado, ao lado da Estação da Luz e do Parque da Luz, uma incrível área verde da capital. Para estender o passeio, almoce na charmosa Cafeteria Flor Café, que possui uma área externa incrível.

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10.00 às 17.30 (com permanência até às 18.00). Entrada gratuita aos sábados

Solo Sagrado

O Solo Sagrado é um daqueles passeios que fazem com que qualquer um se encante pelas belezas da natureza – até parece que estamos fora de São Paulo. O local foi construído em 1945 para ser um protótipo do Paraíso Terrestre, deixando para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal. Ao todo são mais de 300 mil metros quadrados com jardins com paisagismo, cachoeiras artificiais, árvores e espaço para caminhadas. As visitas acontecem apenas na 4ª semana do mês e não é preciso marcar.

Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 7.30 às 15.00 (apenas na quarta semana do mês).

Publicidade

Cinemateca Brasileira

O matadouro municipal, de onde saíam toneladas de carne para serem vendidas por São Paulo no início do século XX, é hoje o local onde muitas histórias são contadas através do cinema. O espaço conhecido como Cinemateca, na Vila Mariana, adaptou as instalações para abrigar salas de projecção, conservação e restauro de filmes. Além disso, é possível fazer um passeio pelo espaço apenas para conhecer ou até mesmo realizar um piquenique. Para fazer piquenique por lá, é preciso preencher o formulário no site da instituição.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9.00 às 18.00.

Escapadinhas pelo mundo

  • Viagens
Cinco castelos onde pode dormir em Inglaterra
Cinco castelos onde pode dormir em Inglaterra

É verdade que não pode ficar no Palácio de Buckingham ou no Castelo de Windsor mas nestes hotéis não ficará muito longe disso. Viva como a realeza britânica ao ficar num destes castelos históricos, alguns dos quais datam ainda de 1100. Esta é a experiência mais próxima que terá de Downton Abbey.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade