Munich cityscape
Photograph: Shutterstock
Photograph: Shutterstock

Nove experiências obrigatórias em Munique

De salsichas e cerveja ao pequeno-almoço a um banho num edifício de Art Noveau, há várias formas de passar os dias em Munique.

Publicidade

Se Berlim é conhecida pela sua vida animada, Munique é muitas vezes deixada de fora dos elogios à Alemanha. No entanto, nos últimos anos, a cidade tem conseguido reinventar-se. Do ponto de vista arquitectónico, os edifícios históricos, marcados pela guerra, ganham agora uma nova vida como parte de um plano de recuperação levado a cabo pela cidade. Acrescente-se uma economia em crescimento, impulsionada por grandes empresas como a BMW, grandes centros culturais e uma cultura gastronómica apaixonada – além da cerveja, cerveja e mais cerveja. Munique continua no topo das listas das melhores cidades para viver no mundo. Eis, as melhores coisas para fazer em Munique.

Nove experiências obrigatórias em Munique

  • Salão de cerveja
Coma uma Weisswurst (salsicha alemã) para o pequeno-almoço seguida de uma cerveja no Schneider Brauhaus
Coma uma Weisswurst (salsicha alemã) para o pequeno-almoço seguida de uma cerveja no Schneider Brauhaus

Não há muitos sítios no mundo onde uma cerveja ao pequeno-almoço seja praticamente obrigatória. Para ter a experiência completa de uma Weisswurst, a salsicha bávara branca, feita de vitela e porco com vários temperos, vá até ao Schneider Brauhaus e combine a sua carne com um fofo e caseiro Brezn (pretzel) e uma Weissbier (cerveja de trigo). Salsicha e cerveja é demais para si logo de manhã? Não se preocupe, há sempre os dumplings da casa com chucrute, cebola frita e batatas.

  • Atracções
  • Rios, lagos e lagoas
Salte para a água e junte-se (ou fique só a ver) aos surfistas no Eisbach
Salte para a água e junte-se (ou fique só a ver) aos surfistas no Eisbach

Surfar parece improvável numa cidade sem litoral, mas ver os surfistas a domar as ondas do rio Eisbach já se tornou uma atracção séria da cidade, tanto para visitantes como para os residentes. Além da técnica, são precisas umas pranchas especiais para este desporto de água fria, banido deste local até 2010 mas que agora atrai a atenção de vários atletas profissionais. O melhor é ter alguma experiência antes de se aventurar na água. Nos dias mais quentes, as coisas podem ficar um pouco estranhas: é provável que veja um outro surfista nu.

Publicidade
  • Atracções
  • Espaços públicos
Mergulhe na cultura balnear alemã em Müllersches Volksbad
Mergulhe na cultura balnear alemã em Müllersches Volksbad

Uma cúpula Art Nouveau cuidadosamente restaurada cobre majestosamente uma das piscinas mais bonitas da Europa, em Müllersches Volksbad, um templo balnear com um pátio ao ar livre. Em tempos, a piscina de 30 metros aquecida a 26 graus era só para homens, enquanto uma piscina menor, um pouco mais quente, era para mulheres – ambas são agora para todos. A verdadeira experiência alemã está na sauna finlandesa, onde o aufguss (infusão de vapor aromático) começa às horas certas. Neste ritual quase impiedoso – não dá para os fracos de coração – é derramada água sobre pedras quentes e o ar é atirado na sua direcção com uma toalha. Leve a sua própria toalha para poupar quatro euros.

  • Alemão
Provar schweinshaxe com knoedeln no Augustiner am Dom
Provar schweinshaxe com knoedeln no Augustiner am Dom

Visitar uma feira típica da Bavária é sempre enriquecedor – e a oportunidade de ter um enorme joelho de porco no prato é uma das experiências a não perder. Marinado durante dias e depois assado lentamente a baixa temperatura, para que se descole facilmente do osso, o schweinshaxe (o tal joelho) costuma ser acompanhado por knoedeln (batatas esmagadas e enroladas em bolas perfeitas). O melhor lugar para experimentar a iguaria é no Augustiner am Dom, um restaurante típico que fica na zona histórica, mesmo na praça central da cidade, a Marienplatz. Tem mais olhos que barriga? Meias doses são suficientes.

Publicidade
  • Coisas para fazer
Faça uma aula de condução no BMW Driving Academy Maisach
Faça uma aula de condução no BMW Driving Academy Maisach

A marca alemã ganhou um estatuto de culto pela sua falta de limites de velocidade – e embora isso não seja verdade em todo o lado, por que não aperfeiçoar as habilidades de estrada com um piloto de corridas da BMW? Localizado na BMW e MINI Driving Academy Maisach, a 40 minutos de Munique, cursos personalizados estão disponíveis para maiores de 17 anos. É garantido que vai conduzir o modelo mais recente da BMW. Desde a teoria aos desafios de conduzir na neve e no gelo até às corridas em altas velocidades, há cursos para todos os gostos.

  • Compras
  • Moda
Comprar edições limitadas de peças feitas por artesãos alemães no A Kind of Guise
Comprar edições limitadas de peças feitas por artesãos alemães no A Kind of Guise

Fundada em 2009 com a premissa de apenas vender produtos de elevada qualidade, feitos localmente e em quantidades limitadas, A Kind of Guise dá a conhecer o melhor que a Alemanha tem a oferecer no que à moda diz respeito. A loja, que se situa em Munique mas que também tem uma delegação em Berlim, trabalha com mais de 15 empresas alemãs de vestuário masculino, feminino e de óculos de sol. Está pronto para comprar um casaco que fale por si? Não perca a extensa secção de casacos.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Concertos
Vá a um concerto no Freiheiz
Vá a um concerto no Freiheiz

Uma antiga estação de fornecimento de energia e aquecimento da principal estação ferroviária de Munique é agora um local de concertos. Um edifício de tijolos restaurado com a sua distinta chaminé de tijolo vermelho. Alguns remanescentes de seu passado permanecem lá dentro, como um antigo guindaste de carga no corredor da turbina. Convenientemente localizado no centro da cidade, ao contrário da maioria dos locais de música da cidade, o Freiheiz tem uma capacidade máxima de apenas 400 pessoas, adicionando uma intimidade especial à sua noite.

  • Coisas para fazer
  • Espaços para eventos
Encontrar as melhores pechinchas no Midnightbazar
Encontrar as melhores pechinchas no Midnightbazar

Ganhe a noite a remexer em preciosidades vintage neste mercado nocturno. O Midnightbazar começa a partir das 17.00, em alguns sábados (os próximos serão a 13 e 20 de Outubro), e vende roupa, discos, bugigangas e muito mais. A entrada é paga mas, tendo em conta aquilo que vai encontrar, vale muito a pena (e não se esqueça de regatear). Tudo isto acontece ao som de um DJ set ou de uma banda a tocar ao vivo. Melhor: pode sempre parar para jantar ou beber um copo numas das várias bancas de street food ou de cocktails que existem no recinto.

Publicidade
  • Coisas para fazer
Passeie pelo Glockenbachviertel, o bairro mais bonito da cidade
Passeie pelo Glockenbachviertel, o bairro mais bonito da cidade

Já foi o centro da cena gay de Munique mas abraçou recentemente a gentrificação. O vibrante Glockenbachviertel continua a ser um dos bairros mais bonitos de Munique, repleto de lojas chiques, cafés acolhedores e bares movimentados. Espreite a loja Galerie ArtefaktMünchen na Hans-Sachs-Strasse. A casa de chá Tushita em Klenzestrasse faz de uma xícara de chá um evento espiritual, com as suas 150 combinações tradicionalmente preparadas, além de ter uma coleção de chaleiras, bules de chá, xícaras, tigelas e quase tudo o que diz respeito ao chá. Para a happy hour procure pelo Niederlassung, na Buttermelcherstrasse, e beba uma das muitas cervejas artesanais.

Agência de viagens Time Out

  • Viagens

Em Tóquio tudo é possível. Há cidade mais amiga do Instagram do que esta? No que toca a comida então a cidade é um paraíso, pelo menos no que diz respeito a iguarias estranhas, algumas autênticas obras de arte. Outras, como estas que lhe apresentamos, são tão fofas que nem apetece comer ou beber. Os nossos colegas da Time Out Tóquio foram à procura das comidas e bebidas mais fofinhas que se podem encontrar nesta cidade japonesa. É difícil resistir.

  • Viagens

A arquitectura de Estocolmo reflecte a história da Suécia. De majestosos edifícios do século XIV na cidade velha até às construções clássicas nórdicas e modernistas espalhadas pelo centro da cidade, há muito para descobrir na cidade. Esta lista inclui algumas das melhores obras, nem todas consensuais como é o caso do estádio de 1980 que em tudo se parece a bola de golfe gigante. Numa visita a Estocolmo, não deixe de passar por aqui. Aproveite e siga este roteiro para dois dias traçado pelos nossos colegas da Time Out Estocolmo. 

Publicidade
  • Viagens

Conhecida como a capital da moda, Milão tem sofrido uma grande transformação na última década. À medida que a cidade tem vindo a crescer, têm aumentado também os restaurantes de qualidade. Dos mais tradicionais e familiares aos mais modernos e inventivos. Em Milão, encontram-se alguns dos melhores ingredientes e também algumas técnicas muito particulares na cozinha. Eis os melhores restaurantes de Milão. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade