Carnaval
Fotografia: Ugur Arpaci/ Unsplash
Fotografia: Ugur Arpaci/ Unsplash

Oito festas de Carnaval no mundo

A vida são dois dias, o Carnaval são três e estas são oito das melhores festas de Carnaval no mundo

Raquel Dias da Silva
Publicidade

Já no século XIII, nomeadamente no reinado de D. Afonso III, se festejava o Entrudo em Portugal. Do latim introitus, que significa “entrada”, tratava-se de um período de três dias antes da entrada na Quaresma, onde se lançavam pelas ruas baldes de água, ovos, laranjas e até farelos e se cometiam excessos na comida, antes do jejum. Actualmente, há cortejos, máscaras e muitas serpentinas. Mas a festa não acontece apenas em terras lusas. Por todo o mundo, os foliões saem à rua, sem olhar às temperaturas, para celebrar as suas próprias tradições históricas. Do Carnaval mais português de Portugal ao Mardi Gras de Nova Orleães, sem esquecer o Carnevale de Veneza, estas são as melhores festas de Carnaval no mundo.

Recomendado: As melhores lojas de disfarces em Lisboa

Oito festas de Carnaval no mundo

1. Carnaval do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Brasil • 09 Fev 2024-13 Fev 2024

O Carnaval do Rio de Janeiro realiza-se no mês de Fevereiro, durante cinco dias consecutivos, desde 1893, data de fundação do primeiro rancho carnavalesco pelo pernambucano Hilário Jovino Ferreira. Considerado o maior Carnaval do mundo pelo Guinness, em 2004, destaca-se sobretudo pelos blocos de rua, que antecipam a festa, os vários bailes, que se estendem pela cidade, e o famoso Sambódromo, onde desfilam e competem as principais escolas de samba do Rio. Projectada pelo arquitecto Oscar Niemeyer, a passarela do Samba tem capacidade para receber mais de 72,5 mil espectadores em cada uma das cinco noites de desfile. Esta é, sem sombra de dúvidas, a jóia da coroa dos muitos carnavais à volta do mundo. 

2. Mardi Gras New Orleans

Nova Orleães, EUA • 26 Jan 2024-13 Fev 2024

Nova Orleães não é apenas a capital do jazz: também tem um dos mais famosos Carnavais do mundo. Celebrado em todo o estado do Luisiana, onde os colonizadores franceses iniciaram o movimento, por volta de 1699, o famoso Mardi Gras dura cerca de duas semanas até à chamada Terça-feira Gorda (Mardi Gras). Costuma haver uma parada por dia e os desfiles em Nova Orleães são organizados por clubes sociais conhecidos como krewes. O primeiro desfile de sempre do Mardi Gras, com carros alegóricos, foi realizado em 1857 pelo Krewe of Comus. Actualmente, os melhores desfiles ocorrem em Uptown e Mid-City e não é preciso bilhetes para ver o espectáculo acontecer. Entre as máscaras coloridas, predominam o roxo, o verde e o dourado, as cores do Mardi Gras, associadas aos valores de justiça, fé e poder.

Publicidade

3. Carnavale di Venezia

Veneza, Itália • 27 Jan 2024-13 Fev 2024

Um clássico por excelência, o Carnavale – que remonta ao século XVI, quando a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo – começa duas semanas antes da Quarta-feira de Cinzas e termina na Terça-feira Gorda (ou Martedì Grasso). Apesar de ser comemorado em toda a Itália, tem um carisma especial em Veneza, onde consta ter sido realizado pela primeira vez depois de uma vitória da Sereníssima contra o Patriarca de Aquileia, Ulrico di Treven, no ano de 1162. Mais tarde, em 1797, o festival acabou por ser proibido completamente e só foi restabelecido quase dois séculos depois. Revitalizado com sucesso, o Carnavale di Venezia, em plena estação de Inverno, é conhecido pelas suas multidões, mas também pelos trajes clássicos e renascentistas, as máscaras venezianas, feitas de papier mâché e o desfile na Piazza de San Marco. Entre os principais eventos, conta-se o cortejo aquático de gôndolas e barcos, que atravessa o Grande Canal até ao Rio Cannaregio.

4. Nice Carnaval

Nice, França • 17 Fev 2024-03 Mar 2024

O Carnaval de Nice é uma tradição com oito séculos de história e, apesar de ter sido interrompido em períodos de guerra, é um dos eventos de Inverno mais importantes desta região da Riviera Francesa. Durante mais de 15 dias, a cidade vive ao ritmo destas festividades desligadas do calendário cristão. O desfile de carros alegóricos, com início na Praça Massena, é acompanhado de música e animações de rua. Ao mesmo tempo, realiza-se a famosa Batalha das Flores, criada em 1876 pelo alemão Alphone Karr, como um tributo ao património natural desta zona de França, que consiste no lançamento de flores para o público a partir de carros decorados com arranjos florais. À noite, o desfile, que é também aproveitado para fazer sátira política, é ainda mais bonito, graças ao espectáculo de luzes.

Publicidade

5. Carnaval de Québec

Quebec, Canadá • 25 Jan 2024-11 Fev 2024

No Canadá, na cidade de Quebec, a festa é abaixo de zero, mas o frio não parece ser um problema. Este ano, o maior Carnaval de Inverno do mundo, realizado pela primeira vez em 1955, começa a 25 de Janeiro e termina a 11 de Fevereiro. Além de descidas de trenó e hóquei no gelo, destaca-se o Palácio do Gelo do boneco de neve Bonhomme, a Competição Internacional de Esculturas na Neve, a corrida de canoas no Rio de Saint-Laurent (sim, por esta altura o rio está congelado) e o St. Hubert Snow Bath, um evento só para corajosos, que envolve mergulhos na neve de fato de banho. Se for friorento, poderá aquecer-se com Caribou, a bebida oficial, com brandy, vodka, xerez e vinho do Porto.

6. Carnaval de Binche

Binche, Bélgica • 11 Fev 2024-14 Fev 2024

As origens do Carnaval de Binche ainda não são claras. Historiadores e especialistas folclóricos estudam-no há meio século, mas não há documentos suficientes que mencionem esta tradição antes do século XVIII. De qualquer forma, a festividade, colorida e exótica, é tão especial que já foi reconhecida pela Unesco em 2003 como “uma obra-prima da herança oral e intangível da humanidade”. Destaca-se sobretudo pelas paradas de Gilles, homens trajados com as cores da bandeira da Bélgica e com chapéus de plumas. Estes artistas, que dançam ao som de músicas tradicionais, atiram ainda à multidão laranjas sanguíneas, consideradas símbolos da sorte. São cerca de três dias de festa, em honra do artesanato e da cultura de Binche. 

Publicidade

7. Notting Hill Carnival

Londres, Reino Unido • 24 Ago 2024-26 Ago 2024

No popular bairro londrino de Notting Hill, o Carnaval é em Agosto. A iniciativa nada tem a ver com a Quaresma: a tradição, que foi importada pelas comunidades britânicas das ilhas de Antilhas e Bahamas, nas Caraíbas, é um dos maiores festivais de rua do mundo. Com entrada grátis, atrai todos os anos cerca de um a dois milhões de pessoas para celebrar o carnaval caribenho, uma fusão de tradições africanas e europeias. Para fazer à mão as máscaras cheias de plumas e brilhos, são precisos vários meses, mas vale totalmente a pena: as ruas enchem-se de dançarinos vestidos a preceito, com fatos elaborados, em paradas onde impera a música, a cor e a multiculturalidade em particular. Há ainda sabores caribenhos para provar, desde frango com especiarias até callaloo, um prato de vegetais, e guisado tradicional de cabrito.

Viva as Festas

  • Compras
As melhores lojas de festas em Lisboa
As melhores lojas de festas em Lisboa

Se não sabe onde encontrar os melhores artigos de decoração, não procure mais. Fomos à procura das melhores lojas de festas em Lisboa e arredores e encontrámos tudo o que precisa, desde grinaldas e balões, passando pela parafernália de descartáveis, dos copos aos pratos e talheres, até aos acessórios para cerimónias temáticas. As propostas são para todos.

  • Coisas para fazer

Está farto de ir jantar sempre aos mesmos sítios, mas não tem espaço suficiente em casa para juntar a família toda ou os amigos, que já não conta pelos dedos das mãos? Não há problema. Nem sequer precisa de ter ideias originais na calha, porque esta lista de sítios castiços muitas vezes a preço acessível serve mesmo para não ter de pensar mais.

Publicidade
  • Noite

Na zona de Lisboa, há algumas propostas vespertinas, matinés que se apoderam da tarde para nos fazer agitar os demónios acumulados durante a semana. Além disso, nem todos vestem a pele de ave noctívaga mal chega o fim-de-semana e há quem prefira um programa que não comece às 23.00, como é tradição em Portugal. Por isso, se quer apimentar um dos próximos fins-de-semana, troque o sofá e o comando da televisão por uma destas matinés.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade