Copenhagen Christmas market
Photograph: Shutterstock
Photograph: Shutterstock

17 mercados de Natal na Europa que valem a viagem

Mercados de Natal há muitos e estão por toda a Europa. Fique a conhecer alguns dos melhores, de Espanha à Escócia.

Michelle Tchea
Colaborador: Liv Kelly
Publicidade

Há quem tema as temperaturas frias e os dias chuvosos dos meses no Inverno, mas não faltam lugares por essa Europa fora com luzinhas cintilantes, produtos artesanais e copos de glögg a fumegar que ajudam a ultrapassar a época. Os mercados de Natal são locais cheios de alegria – é impossível negá-lo. Das ruas empedradas de Edimburgo ao quentinho de Sevilha, há pequenas praças que se vestem para o Natal e espalham o ambiente de festa à sua volta. Já escolheu qual destas 17 cidades vai pedir ao Pai Natal para visitar?

Recomendado:🎄O melhor do Natal em Lisboa

Mercados de Natal na Europa que valem a viagem

Vilnius, Lituânia

Ideal para: fugir dos turistas

Vilnius é bonita durante todo o ano, mas a capital lituana transforma-se num lugar verdadeiramente especial na época de Natal. E como é um dos destinos de Inverno menos conhecidos da Europa, os mercados nunca estão tão cheios de turistas: pode passear tranquilamente pelas encantadoras barraquinhas de artesanato em madeira que se alinham na praça da cidade, com um copo de vinho quente na mão.

29 Nov-29 Dez

https://media.timeout.com/images/106138528/image.jpg
Aliya Arman
Social Media Editor

Edimburgo, Escócia

Ideal para: whisky! (óbvio)

Edimburgo é uma daquelas cidades que parece ter um ambiente natalício o ano todo (pelo menos para nós, turistas). Mas, quando o tempo muda e as luzes de Natal se acendem mesmo, a cidade torna-se numa grande maravilha de Inverno, com um mercado de Natal épico que se estende desde os East Princes Street Gardens até à Royal Mile. Há eggnog, vinho quente, carrosséis e muito mais. Este ano, haverá um novo trilho iluminado nos East Princes Street Gardens, bem como vários novos mercados espalhados pela cidade para prolongar a diversão.

15 Nov-4 Jan

Publicidade

Viena, Áustria

Ideal para: levar a festa ao extremo 

Maior nem sempre significa melhor, mas quando se trata de Natal muitas vezes mais é mais. E é exactamente isso que acontece em Viena durante a época festiva, especialmente se for ao Christmas World (Mundo de Natal), sob o grandioso olhar da cintilante Câmara Municipal da capital austríaca. Durante o mês de Dezembro, há mais de 100 belíssimos stands espalhados por aqui, com muitas compras e actividades natalícias para aproveitar.

16 Nov-26 Dez

Tallinn, Estónia

Ideal para: ver uma árvore enorme

Fotografe os edifícios com telhados inclinados da Praça da Câmara Municipal enquanto pode. Depois de o sol se pôr e as luzes se acenderem no mercado de Tallinn, às 15.00, tudo se resume à enorme árvore nórdica que lá está desde 1441 – muito antes de qualquer outra nação europeia ter começado a usar árvores de Natal. Entre vinho quente, queijo báltico e a tradicional morcela com chucrute, pode visitar o Pai Natal junto à lareira na sua gruta aconchegante. Bónus: apanha o ferry No 19 no porto, e pode estar no mercado de Natal de Helsínquia, na Praça do Senado, em apenas duas horas.

22 Nov-27 Dez

Publicidade

Aachen, Alemanha

Ideal para: petiscar

Os quiosques de madeira montam-se na Münsterplatz, uma praça empedrada de frente para a catedral barroca, onde está enterrado o rei Carlos Magno do século IX. Este mercado tem como especialidade um pão de gengibre com sabor a anis chamado “printen”. Os vendedores também oferecem doces com sabor a vinho quente e uma fritura de batata crocante chamada kartoffelpuffer, que compete com os latkes.

22 de Nov-23 Dez

Nuremberga, Alemanha

Ideal para: uns copos

A torre ornamentada da fonte Schöner de Nuremberga domina esta praça perfumada com o cheiro do pão de gengibre (e bratwurst, a exportação culinária mais famosa da cidade). As famílias reúnem-se para tirar fotografias com os “anjos" de cabelos dourados que se misturam entre a multidão. Depois de escurecer, os adultos reúnem-se no bar com canecas de glühwein para levar para casa e a cerveja local fumada.

29 Nov-24 Dez

Publicidade

Copenhaga, Dinamarca

Ideal para: matar saudades da feira popular

Durante seis semanas, o parque de diversões com mais pinta de Copenhaga transforma-se num mundo encantado de carrosséis temáticos de Hans Christian Andersen e cerimónias nocturnas de iluminação da árvore de Natal. Pode beber o seu glögg no bar de vinhos iluminado à luz de velas e saborear os tradicionais dónutes de maçã recheados, os “æbleskiver”, da Waffle Bakery. Se as sanduíches de carne de porco recheadas com couve de Copenhaga não forem do seu agrado, um novo mercado gourmet oferece hambúrgueres, pizzas, tacos e comida de rua chinesa.

17 Nov-31 Dez

Sevilha, Espanha

Ideal para: um sol de Inverno

Jesus certamente não gostaria que congelasse em seu nome. Na Andaluzia, onde as temperaturas rondam os 15 graus durante o Inverno, pode patinar numa pista de gelo por baixo de palmeiras cobertas de neve falsa ou montar um camelo pela Avenida de la Constitución para ver as famosas cenas elaboradas do presépio. Os locais fazem peregrinação no início do mercado para ver os músicos a homenagear a Virgem Maria na catedral, com a torre mourisca da Giralda ao fundo.

29 Nov-23 Dez

Publicidade

Colmar, França

Ideal para: um Natal de diversidade

As ruas de Colmar, com casas de madeira do século XVI, têm um ambiente de conto de fadas. Mas com seis mercados de Natal a dominar praticamente toda a cidade, parece que um presépio ganhou vida. As barraquinhas decoradas com luzes estão cheias de produtos artesanais da Alsácia e concentram-se em torno da igreja gótica Dominicana, da medieval Maison Pfister e da Pequena Veneza de Colmar. Não perca o vin chaud com especiarias no mercado da Place Jeanne d’Arc.

26 Nov-29 Dez

Cracóvia, Polónia

Ideal para: despachar as prendas todas

Quando o vapor de uma dúzia de grelhadores de kielbasa se dissipa, pode admirar as muralhas medievais da cidade, a torre de tijolos em ombré e a enorme estrutura renascentista do Mercado dos Tecidos (Cloth Hall). No meio das riquezas de Cracóvia, os vendedores no mercado de Natal exibem decorações kitsch, como bolas de vidro, figuras de cerâmica, chapéus felpudos e uma infinidade de gadgets a piscar. Enquanto isso, cavalos brancos com as suas carruagens estão prontos para o levar num passeio pela cidade.

29 Nov-1 Jan

Publicidade

Lucerna, Suíça

Ideal para: brindes alcoólicos

Encabeçado por uma gigante coroa do advento, este mercado é um dos mais impressionantes da Suíça. Atrai milhares de locais (e turistas) todos os anos graças à sua atmosfera única. O mercado em si é acolhedor e cheio de tradição, com mais de 70 bancas que vendem artesanato, souvenirs e biscoitos de gengibre em forma de Pai Natal. A melhor parte? As canecas coleccionáveis exclusivas do Lucerne Weihnachtsmarkt, que podem ser recarregadas em qualquer uma das bancas de vinho quente com especiarias.

5-22 Dez

Bruges, Bélgica

Ideal para: entrar num conto de fadas

As cabanas de madeira enchem a praça Simon Stevinplein para o mercado de Natal de Bruges, situado entre as casas medievais que parecem saídas de um livro de contos infantis. Dance ao som da Europop enquanto compra cristais, peças de lã feitas à mão e queijos. As bancas viradas para Steenstraat oferecem provas de gin jenever e waffles cobertos de chantilly. Também se pode aquecer com grandes tigelas de mexilhões e guisado de frango flamengo no bistrô Poules Moules, ali mesmo ao lado.

22 Nov-5 Jan

Oh! Oh! Oh!

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade