Jubilant Relax
© João SaramagoJubilant Relax
© João Saramago

Jubilant Relax: a criatividade mora aqui

Fica fora daquele que é considerado o quarteirão mais artístico da cidade, mas vale a pena fazer um desvio para ir conhecer este espaço multifacetado no Bonfim, onde a arte reina nas suas mais variadas expressões

Publicidade

Que o Porto respira arte por todos os poros, não é novidade. A quantidade e a qualidade das galerias que se espalham pela cidade é a prova disso mesmo. A abertura do Jubilant Relax, onde a produção musical, a arte gráfica, a gravura em madeira, a serigrafia, a dança, a fotografia e o grafite convivem sob o mesmo tecto, vem reforçar a ideia, ao dar aos apaixonados pela arte mais um sítio para apreciá-la como deve ser e para dar largas à criatividade. O espaço tem ainda um bar com snacks para petiscar a qualquer hora do dia, para que a fome não lhe afecte a imaginação.

Recomendado: Oito espaços dois em um no Porto

Jubilant Relax: a criatividade mora aqui

Trio improvável

Andre Jundi (aka dorobô) e Bruno Lorenzi (camutuê) são naturais de Marília, no estado de São Paulo, mas os seus caminhos nunca se cruzaram muito por lá. A aproximação aconteceu quando Andre veio ao Porto passar música num evento e resolveu entrar em contacto com Bruno, que já cá estava a estudar, para que se pudessem encontrar e este o ajudasse a ambientar-se. Em conversa, Bruno revelou que trabalhava num estúdio de tatuagens mas tinha vontade de mudar-se para um espaço seu. Andre ficou com a pulga atrás da orelha – até porque, juntamente com um outro amigo, Felipe Parra (mocors), também queria um lugar onde pudesse dedicar-se às suas artes. Estes, em vez de avançarem com o projecto no Brasil, mudaram-se para a Invicta e, pouco tempo depois, surgiu o Jubilant Relax, um sítio de trabalho artístico. A situação política que o país de onde são naturais atravessa (que complica a vida de quem trabalha com arte), pesou na decisão de atravessarem o Atlântico, explica Bruno. E aqui há espaço para todos, salientam. Para este trio improvável e para quem se quiser juntar a eles, a trabalhar por lá, por exemplo, nas mesas da esplanada. Só não cabem preconceitos, avisam.

Espaço versátil

A área é ampla – além da esplanada, há espaço para um estúdio de tatuagem, um café e uma loja – o que propicia a realização de diferentes tipos de eventos. E isso é o ideal, já que um dos objectivos desta equipa é ter um calendário de actividades bastante preenchido. A organização de exposições, mostras de cinema, oficinas, feiras, cursos ou concertos será uma constante, prometem. Mas os interessados também podem fazer propostas, desde que as iniciativas em questão estejam de acordo com a filosofia deste espaço no Bonfim. Mas damos-lhe uma dica: uma vez que o Jubilant Relax é versátil q.b., por estas bandas é possível desenvolver trabalhos de produção musical, arte gráfica, gravura em madeira, serigrafia, dança, fotografia e grafite.

Publicidade

Bar aberto

Sabemos bem que de barriga vazia o cérebro não funciona da mesma maneira, portanto, o espaço também tem um bar, pois claro, com snacks para petiscar a qualquer hora do dia. Para beber, embarque numa viagem até ao Brasil e experimente algumas bebidas típicas. Paratudo, Jurubeba, Brasilberg e Rabo de Galo são os seus bonitos nomes.

Mais arte no Porto

  • Arte

A cena artística e cultural apresenta-se tão vibrante e diversa como sempre a conhecemos, apesar dos cuidados redobrados para se adaptar às circunstâncias actuais. Em tempos particularmente desafiantes, os museus e galerias do Porto apostam numa programação forte e multidisciplinar que promete atrair todo o tipo de públicos. De figuras emblemáticas da arquitectura e fotografia, a nomes relevantes da pintura portuguesa, passando por artistas contemporâneos cuja prática artística tem uma forte componente de investigação, é só escolher. Não há desculpa para não se aculturar – até porque pode entrar em boa parte destas exposições sem gastar um cêntimo.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

  • Arte
  • Arte urbana

Houve um tempo em que a arte urbana era perseguida e eliminada impiedosamente, como se de uma praga se tratasse. Mas, se a efemeridade é uma das suas maiores características, a sua presença deve ser impulsionada e protegida – afinal, é ela que torna as cidades mais vivas, coloridas e dinâmicas. No Porto, este tipo de arte vem ganhando terreno nos últimos anos graças a alguma iniciativa municipal, mas sobretudo à resistência e determinação de artistas que trabalham continuamente para embelezar os quatro cantos da cidade. Seja em paredes de edifícios devolutos ou disponibilizadas para o efeito, há obras imperdíveis de nomes consagrados como Mr.Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime. Preparámos-lhe um guia da melhor arte urbana do Porto para que desfrute de um passeio diferente. Não se esqueça do telemóvel, pois há muitas paredes fotogénicas à sua espera.

Recomendado: As novas intervenções de arte urbana no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

Está a precisar de sair de casa durante umas horas e espairecer? Então preste atenção a esta lista, com as melhores coisas para fazer no Porto esta semana. Quer seja antes ou depois do trabalho, durante a semana ou nos dias de descanso, há concertos, exposições e performances em vários locais da cidade. Escolha a programação ao seu gosto e não se esqueça da máscara. Para aproveitar bem o dia, experimente um destes sítios para comer cozido à portuguesa no Porto. Ou, se a cozinha tradicional portuguesa não for a sua praia, aposte num dos melhores restaurantes do mundo da cidade.

Recomendado: Coisas para fazer com os miúdos no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade