Provavelmente nunca reparou, mas há muitas obras de arte espalhadas pela cidade e, algumas delas, estão mesmo debaixo do seu nariz. A pensar na sua cultura geral e artística, reunimos 16 obras de arte para ver no Porto, de visita obrigatória. Da pintura à escultura, passando pela arte urbana, onde aparecem murais grafitados, até colecções únicas de soldadinhos de chumbo em museus, aqui tem um pouco de tudo. Para admirar sozinho ou acompanhado, com amigos ou em família, pegue nesta lista, dê um passeio pela cidade e aplauda os artistas da Invicta.
Conhecer e compreender a arte contemporânea do século XX português, através de obras de autores como Almada Negreiros e Paula Rego, ou visitar, por meio de desenhos, fotografias e documentos nunca antes vistos, 40 projectos de Eduardo Souto de Moura, são duas das possibilidades que esta lista, com uma série de exposições a não perder no Porto, lhe oferece.
Apreciar retratos de personalidades - entre elas Marilyn Monroe, Simone de Beauvoir e Robert Kennedy -, que Henri Cartier-Bresson, conhecido fotógrafo francês, eternizou com a sua Leica; ou admirar a exposição-instalação que Pedro Cabrita Reis, vulto da arte contemporânea, traz a Serralves passados 20 anos de ali expôr, também são boas opções. Mas há muito mais para ver no panorama artístico da cidade. Passe os olhos por esta lista e parta à descoberta.
Recomendado: Os melhores museus no Porto